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Authors
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Abstract(s)
Segundo dados da própria OMS, estima-se que, para o ano de 2050, existirão
cerca de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo, sendo a maioria vivendo em países em desenvolvimento. Neste contexto, a estimativa desse aumento
expressivo no número de idosos, o grande desafio é o estabelecimento de políticas
públicas e estratégias que venham garantir a qualidade de vida dessas pessoas idosas.
As estratégias de educação a exemplo de palestras, cartilhas e autocuidados
apresentam evidência de moderada a forte e têm sido usadas para melhorar o
enfrentamento de doença e aderência aos tratamentos propostos.
O objetivo da pesquisa foi analisar a abordagem educacional no nível de conhecimento
de idosos acerca dos riscos de queda.Trata de um estudo de caráter quantitativo, descritivo de delineamento longitudinal, realizada no período de outubro de 2017 a março de 2018 em 60 idosos de ambos os sexos, selecionados de forma não probabilística, da Comunidade da Ponta-do-Farol, sendo um grupo de idosos participantes de reunião regular da comunidade assistida
pela Pastoral da Pessoa Idosa. Os idosos participaram de 4 encontros com palestras
informativas na temática de quedas e após foi aplicado o questionário de Kirkpatrick.
A análise dos dados foi realizada com o teste do quiquadrado de independência, o teste
do quiquadrado de aderência e ainda, foi aplicado o teste de correlação de Spearman
(Rs). O programa estatístico utilizado foi o SPSS 24.0 (IBM, Armonk, NY, USA). O
nível de significância estabelecido foi de 5%. A maioria da amostra foi constituída de idosas do sexo feminino, viúvas. A escolaridade não foi um fator que influenciou na frequência de queda dos participantes (P>0,05). Com relação ao nível de conhecimento, não demonstrou ter havido diferença significativa no decorrer dos encontros. Os resultados expressaram que houve uma correlação significativa entre o número de encontros e o aumento dos escores da autopercepção da saúde. Os níveis de conhecimento de idosos acerca do risco de quedas e sua aplicabilidade na vida cotidiana aumentou, embora esse incremento não tenha tido diferença significativa.
Description
Keywords
Idoso Nível de conhecimento Queda