Repository logo
 
Publication

Gostar, praticar, sentir: relatório final

dc.contributor.advisorCoelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
dc.contributor.authorFerreira, Andreia Regina Sousa
dc.date.accessioned2016-04-22T12:16:15Z
dc.date.available2016-04-22T12:16:15Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a mestranda realizou o presente documento intitulado por “Gostar, Praticar, Sentir” que surgiu como uma análise e reflexão crítica das aprendizagens concretizadas no decorrer das fases de observação, cooperação e intervenção inseridas nos estágios realizados nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, exploram-se, portanto, os momentos chave da prática pedagógica aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos ocorridos ao longo deste percurso. A parte inicial deste documento diz respeito à contextualização da prática dando a conhecer os ambientes educativos referentes aos dois contextos nos quais a mestranda desenvolveu os seus estágios. Numa parte posterior encontram-se as experiências mais marcantes durante estes dois períodos. Neste sentido é possível conhecer um pouco mais sobre as crianças surdas bem como o trabalho desenvolvido com as mesmas, as potencialidades do uso da metodologia de trabalho de projeto, as estratégias de ensino da leitura desenvolvidas com alunos do 1.º ano de escolaridade, o trabalho colaborativo e, ainda, a perspetiva da mestranda em relação às dimensões da profissionalidade docente. Para finalizar, uma das experiências mais marcantes tem a ver com um trabalho de investigação desenvolvido no contexto da Educação Pré-escolar com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças relativamente ao Jardim de Infância. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões das crianças; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação.pt_PT
dc.identifier.tid201333562
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13258
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.subjectPráticas Educativaspt_PT
dc.subjectPrática Pedagógicapt_PT
dc.titleGostar, praticar, sentir: relatório finalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANDREIA_FERREIRA.pdf
Size:
4.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: