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No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a mestranda realizou o presente documento intitulado por “Gostar, Praticar, Sentir” que surgiu como uma análise e reflexão crítica das aprendizagens concretizadas no decorrer das fases de observação, cooperação e intervenção inseridas nos estágios realizados nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, exploram-se, portanto, os momentos chave da prática pedagógica aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos ocorridos ao longo deste percurso.
A parte inicial deste documento diz respeito à contextualização da prática dando a conhecer os ambientes educativos referentes aos dois contextos nos quais a mestranda desenvolveu os seus estágios. Numa parte posterior encontram-se as experiências mais marcantes durante estes dois períodos. Neste sentido é possível conhecer um pouco mais sobre as crianças surdas bem como o trabalho desenvolvido com as mesmas, as potencialidades do uso da metodologia de trabalho de projeto, as estratégias de ensino da leitura desenvolvidas com alunos do 1.º ano de escolaridade, o trabalho colaborativo e, ainda, a perspetiva da mestranda em relação às dimensões da profissionalidade docente. Para finalizar, uma das experiências mais marcantes tem a ver com um trabalho de investigação desenvolvido no contexto da Educação Pré-escolar com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças relativamente ao Jardim de Infância. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões das crianças; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica
