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DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: Os Professores do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal da Cidade de Igarapé Grande Maranhão - Brasil

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A formação continuada dos professores representa uma ferramenta de melhoria no processo constante de aperfeiçoamento e profissionalização e desta forma contribuindo diretamente para o desenvolvimento das competências e assegurando com isso uma melhoria no ensino. A pesquisa objetiva fazer uma investigação acerca dos reais motivos que levam à dificuldade ou impossibilidade de continuar a formação em serviço dos professores da Educação Básica - ensino fundamental, nas escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Igarapé Grande. Deste modo buscamos montar bases teóricas com os principais autores que comentam sobre o tema proposto no trabalho como Nóvoa (2007), Tardif (2002) e Pimenta (2000) indo para os conhecimentos da sociologia e filosofia de Santos (2007). Assim construimos a pesquisa, por meio da abordagem qualitativa, como também não foram desconsiderados alguns aspectos relevantes para o quantitativos que nos proporcionou a realizar uma análise com auto grau de fundamentação dos dados. Diante da fundamentação teórica, foi abordado um breve resgate teórico sobre a formação docente no Brasil e em seguida foram levantados pontos quanto à formação dos professores para a qualidade do ensino e o aprendizado em sala de aula, buscando relatar os desafios que envolvem a prática docente no ensino público. Também foram pontos de análise da pesquisa teórica as questões envolvendo a necessidade de formação dos professores, tendo em vista que estamos diante de uma sociedade que está em constante movimento e transformação e, contudo, buscou-se avaliar a legislação vigente com intuito de embasar o contexto da formação docente. A pesquisa empírica foi planejada e implementada através do desenvolvimento de questionários e também entrevistas semi-estruturadas com as indagações levantadas pelo problema da pesquisa e com isso foram criados segmentos para entender as escolas e no final buscamos montar questionamentos referentes às políticas de formação continuada dos professores que a Secretaria de Educação do Município de Igarapé Grande se fez adotar. Resultando com isso a construção da análise dos dados, utilizando os meios gráficos, quadros contextuais das respostas e falas, levando a considerar as reflexões a luz dos teóricos estudados para esse tema. Através das análises construídas, foi possível fazer um entendimento e uma identificação dos aspectos institucionais das escolas selecionadas para entrevistas, buscando entender a equipe gestora da educação do município quanto ao tema de formação continuada e principalmente buscando analisar os desafios para sua implementação. Deste modo as considerações finais deste trabalho acadêmico foi construído por uma análise sucinta que os resultados da coleta de dados proporciou de forma conclusiva onde foram constatados avanços, mas identificamos que o programa de formação continuada do município ainda resta muito dos desafios, principalmente quando se fala na divisão entre a teoria e a prática.

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professor formação ensino

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