Repository logo
 
Publication

“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.advisorRamires, Ana
dc.contributor.authorVieira, Jéssica Alexandra Oliveira
dc.date.accessioned2024-01-09T10:42:51Z
dc.date.available2024-01-09T10:42:51Z
dc.date.issued2023-11-03
dc.description.abstractObjetivo: Este estudo procura segmentar e caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. Metodologia: Abordagem dedutiva de natureza quantitativa, testando hipóteses que pretendem caracterizar o consumidor de plantas e flores ornamentais em Portugal. A recolha dos dados foi realizada através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu a obtenção de uma amostra de 350 inquiridos e para responder ao objetivo principal desta investigação foi realizado uma análise por clusters. Resultados e principais conclusões: Os resultados identificam claramente três grupos de consumidores: o “Iniciante”, o “Entusiasta” e o “Especialista”. Reconhece-se também que o simbolismo emocional e os atributos intangíveis das plantas/flores são os que mais influenciam o consumidor. Os resultados fornecem informações e conhecimentos relevantes para os profissionais e gestores de Marketing que concebem planos estratégicos e implementam ferramentas para melhorar as estratégias de Marketing das empresas que operam no setor de plantas e flores ornamentais. Limitações: Os resultados obtidos precisam de ser analisados com precaução, uma vez que, são direcionados a um setor em particular e ao consumidor português. Originalidade/Valor: Ainda que o consumidor de plantas e flores ornamentais já tenha sido estudado, existem lacunas no estudo do consumidor neste setor. Esta investigação identificou três clusters de consumidores, com características diferentes: iniciantes, entusiastas e especialistas, trazendo implicações úteis para a indústria e empresas no ramo.pt_PT
dc.identifier.tid203437969pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48738
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumidor de plantas e flores ornamentaispt_PT
dc.subjectSetor ornamentalpt_PT
dc.subjectPerfil do Consumidorpt_PT
dc.subjectAnálise de clusterspt_PT
dc.title“I can buy myself flowers or maybe not”: uma análise de clusters ao perfil do consumidor português de flores e plantas ornamentaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
jessica_vieira.pdf
Size:
2.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: