Repository logo
 
Publication

A Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridade

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Paula Ramos, 1970-
dc.contributor.authorSimão, Inês Filipa Rodrigues
dc.date.accessioned2025-05-23T14:58:15Z
dc.date.available2025-05-23T14:58:15Z
dc.date.issued2025-03-28
dc.description.abstractNeste relatório final pretendo explorar duas abordagens pedagógicas distintas, isto é, o ensino tradicional e a Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto interdisciplinar. O projeto desenvolveu-se com base na urgência de mudança na educação do século XXI, no sentido de capacitar os alunos para a mobilização de conhecimentos em vários âmbitos, relacionando as suas vivências com os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em duas turmas distintas e com recurso a abordagens pedagógicas igualmente distintas. Na primeira abordagem, as lendas foram utilizadas como recurso didático para sistematizar conhecimentos históricos, promovendo o interesse pela leitura e facilitando a aquisição transversal de conteúdos históricos. Na segunda abordagem, adotou-se a Metodologia de Trabalho de Projeto, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo um papel ativo na construção do conhecimento, com ênfase na autonomia e na integração interdisciplinarpor
dc.description.abstractIn this final report, I aim to explore two distinct pedagogical approaches: traditional teaching and the Project-Based Learning Methodology in an interdisciplinary context. The project was developed based on the urgent need for change in 21st-century education, focusing on equipping students to mobilize knowledge across various domains by connecting their experiences with the knowledge acquired in the classroom. The pedagogical intervention took place in two distinct groups, employing equally distinct approaches. In the first approach, legends were used as an educational resource to systematize historical knowledge, fostering an interest in reading and facilitating the transversal acquisition of historical content. In the second approach, the Project-Based Learning Methodology was adopted, placing students at the center of the learning process and encouraging active participation in knowledge construction, with an emphasis on autonomy and interdisciplinary integrationeng
dc.identifier.tid203944763
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57860
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectInterdisciplinaridade
dc.subjectlendas
dc.subjectPortuguês
dc.subjectHistória e Geografia de Portugal
dc.subject2.º Ciclo
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projeto
dc.subjectInterdisciplinarity
dc.subjectlegends
dc.subjectPortuguese
dc.subjectHistory and Geography of Portugal
dc.subject2nd Cycle
dc.subjectProject Work Methodology
dc.titleA Lenda como recurso didático: uma abordagem interdisciplinar no ensino do português e da história e geografia de Portugal, no 5.º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INES_SIMAO.pdf
Size:
7.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: