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Atmosfera de loja e decisões de compra: comparação entre perfis de consumidores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorFonseca, Maria Francisca Freitas Alves Pinto da
dc.date.accessioned2024-03-05T09:48:00Z
dc.date.available2024-03-05T09:48:00Z
dc.date.issued2024-02-19
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é investigar se a atmosfera de loja impacta a decisão de compra e consequentemente a intenção de recomendação, tanto da geração X, como da geração Z, mas também se impacta as pessoas que utilizam o seu próprio dinheiro, bem como que necessitam de recursos de outros para efetivarem a sua compra. Neste sentido, foram desenvolvidas 8 hipóteses para identificar os fatores pertencentes à atmosfera de loja, que conduzem à decisão de compra e, por consequência cada etapa da decisão de compra leva à intenção de recomendação. As dimensões foram estimadas com base nos dados provenientes do questionário, que gerou um total de 198 respostas válidas. Para a análise dos resultados, foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE) e executada no software SmartPLS4. O programa mostrou que os resultados desta investigação foram aceites quer na confiabilidade, como na validade. Os resultados obtidos indicaram que o impacto da atmosfera de loja não é significativo na decisão de compra, mas o impacto da decisão de compra é significativo na intenção de recomendação. Ainda assim, os resultados apontam que o efeito é diferente no caso da geração Z e das compras com recursos próprios. Deste modo, o presente estudo apoiará os gestores no momento de decidir qual a melhor estratégia a adotar em função de cada tipo de cliente (idade ou tipo de recursos utilizados) e da forma como este age, projetando ambientes que os satisfaçam, fazendo com que estes implementem novas estratégias associadas a atmosfera de loja como meio para a decisão de compra e de recomendação, para que consigam aumentar a sua visibilidade e possivelmente as vendas, acrescentando valor aos produtos vendidos e serviços prestados.pt_PT
dc.identifier.tid203541707pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50149
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtmosfera de lojapt_PT
dc.subjectDecisão de comprapt_PT
dc.subjectIntenção de recomendaçãopt_PT
dc.subjectGeração Zpt_PT
dc.subjectCompras com recursos própriospt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleAtmosfera de loja e decisões de compra: comparação entre perfis de consumidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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