| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.6 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As “Capacidades Dinâmicas da Inovação na Fravizel” é uma abordagem que combina as capacidades dinâmicas das alianças num contexto de cluster industrial com a aptidão para a inovação suportada na identificação, valorização de difusão de talento num contexto de responsabilidade social. Compreender os resultados da investigação pode influenciar o desempenho de muitas empresas em matéria de inovação que decidirem seguir o caminho pela responsabilidade social como modelo estratégico para as suas decisões.
Através de métodos de investigação dedutivos e indutivos que estiveram na base da investigação, é proposto um quadro teórico de "responsabilidade social – capacidade de absorção – desempenho de inovação da empresa" estruturado em torno da pergunta “A responsabilidade social influência o desempenho da inovação?”
Este estudo estabelece um modelo conceptual para uma responsabilidade social dinâmica promotora de inovação de processos, procedimentos e produtos.
As principais conclusões deste estudo sugerem que a responsabilidade social influência de modo positivo o desempenho inovador das empresas. A capacidade de ajustar o modelo de alianças com a aptidão para absorção, processamento, descodificação e difusão do talento é relevante. O apoio das políticas governamentais modera significativamente esta relação.
A capacidade da empresa Fravizel desenvolver a gestão da inovação passa por um processo de aprendizagem que consiste na criação, integração e difusão de comportamentos chave em rotinas eficazes consumada através de experiência partilhada, introdução de novos conceitos, novas ideias acerca de ferramentas e técnicas, experimentação e reflexão estruturada.
Comparativamente a estudos anteriores esta investigação aprofunda e reforça a relevância da abordagem interdisciplinar entre alianças, educação, inovação, responsabilidade social e gestão.
Description
Keywords
Cluster Conhecimento Inovação Responsabilidade Social Estudo Cooperativo Alianças
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
