Repository logo
 
Publication

Avaliação de formação continua de professores num centro de formação: um estudo de caso

dc.contributor.authorCasanova, Maria Prazeres
dc.date.accessioned2016-05-01T18:30:33Z
dc.date.available2016-05-01T18:30:33Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractCompete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em contexto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Promove ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o desenvolvimento profissional, tendo como objetivo consolidar a organização e autonomia da escola (cf. Decreto-Lei n.º 22/2014, artigo 4). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas/domínios e modalidades de formação; • Analisar a avaliação dos formandos relativa às ações frequentadas; • Conhecer as prioridades de frequência nas ações de formação. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert e uma questão de resposta aberta, aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor. Parece-nos que a avaliação da oferta formativa, por parte dos formandos, é muito significativa para a redefinição das prioridades formativas, de acordo com as necessidades identificadas quer pelos formandos quer ainda pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas. Este processo avaliativo contribui também para a melhoria da qualidade dos serviços de formação contínua prestados pelo Centro de Formação, nomeadamente a nível da mobilização de recursos humanos qualificados e partilha de conhecimento por via de metodologias inovadoras e contextualizadas, numa lógica de resolução de problemas educativospt_PT
dc.identifier.citationCasanova, M. P., Silva, M. A. & Silva, J. (2015). Avaliação de Formação Continua de Professores num Centro de Formação: um estudo de caso. Teresa Estrela et al. Atas do XXII Congresso da AFIRSE: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. (pp.1266-1281).pt_PT
dc.identifier.isbn9789898272256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13425
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEduca/Afirse.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdfpt_PT
dc.subjectCentro de Formação de Associação de Escolaspt_PT
dc.subjectFormação Continuapt_PT
dc.subjectAvaliação da Formação Contínuapt_PT
dc.titleAvaliação de formação continua de professores num centro de formação: um estudo de casopt_PT
dc.title.alternativeL'evaluation de la formation continue des professeurs dans le centre de formation continue des professeurs dans le centre de formation des ecoles d'Almada: une estude de caspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1281pt_PT
oaire.citation.startPage1266pt_PT
oaire.citation.titleDiversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Contributos da Investigaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação Formação Contínua mpsmcasanova1.pdf
Size:
749.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: