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Tese de Doutoramento | 1.63 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O sistema de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências (RVCC) corresponde a uma política educativa destinada a adultos implementada em Portugal a partir de 2001. Desde então, vem assumindo diferentes configurações e enquadramentos. Trata-se de uma oferta de qualificação que visa equiparar, formalmente, as competências adquiridas ao longo da vida às habilitações académicas conferidas pelo sistema regular de ensino. As metodologias de trabalho baseiam-se em pedagogias ativas e individualizadas, estruturadas na construção do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem, que implica a produção de uma história de vida autobiográfica a partir da qual se reconhecem, validam e certificam as competências dos candidatos. O trabalho desenvolvido pelos candidatos aos processos RVCC constitui o campo de interesse em que se enquadra esta tese de doutoramento. Procurámos perceber a forma como os candidatos se apresentam e se validam na narrativa autobiográfica. Face aos objetivos que orientaram a investigação, foi reunido um corpus analítico constituído por cem Portefólios Reflexivos de Aprendizagem, de adultos que concluíram o processo entre 2006 e 2010, em quatro Centros Novas Oportunidades do distrito de Portalegre. A análise estrutura-se em três dimensões da narrativa: os relatos da experiência escolar, da experiência profissional e das relações com os outros, a que correspondem, grosso modo, aprendizagens de diferente natureza, formais, não formais e informais
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Keywords
Reconhecimento, validação e certificação de competências; narrativa autobiográfica; educação de adultos