Repository logo
 
Publication

Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMorgado, Catarina Isabel Rodrigues, 1977-
dc.contributor.authorMelo, Vitória Lima
dc.date.accessioned2025-06-05T10:14:06Z
dc.date.available2025-06-05T10:14:06Z
dc.date.issued2025-04-23
dc.description.abstractO presente relatório descreve um projeto de intervenção realizado numa turma composta por 20 alunos/as do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulado “Promoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEB”, tendo como objetivo promover competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. A intervenção visou criar um ambiente educativo inclusivo onde as alunos/as se sentissem ouvidas e reconhecidas, promovendo a sua autoestima e o desejo de aprender. Para esse fim, conceberam-se atividades tendo em vista desenvolver competências sociais e emocionais nos/as alunos/as. Ao longo e após a intervenção foram visíveis resultados positivos da mesma, no que diz respeito à autoestima dos/as alunos/as e uma maior capacidade para expressar e gerir com as suas próprias emoções e, consequentemente, a redução de comportamentos agressivos que resultou em interações sociais mais positivas, participando ativamente nas atividades coletivas. Contudo, algumas áreas não apresentaram progressos significativos e evidentes devido ao tempo limitado da intervenção. Conclui-se que para alcançarmos resultados positivos e consistentes, neste tipo de abordagem, seria necessário um período de intervenção mais extenso.por
dc.description.abstractThis report presents describes an intervention project carried out in a class of 20 second-year students in the first cycle of basic education, titled “Promoting Social and Emotional Skills in Second-Year Primary School Students.” The study aimed to foster children’s social and emotional competencies through targeted interventions. The intervention sought to create an inclusive learning environment where students felt heard and valued, thereby enhancing their self-esteem and motivation to learn. To this end, a series of activities were designed to develop students’ social and emotional skills. The results observed throughout and after the intervention were largely positive, particularly in terms of increased self-esteem and improved ability to express and manage emotions. Consequently, there was a noticeable reduction in aggressive behaviors, leading to more positive social interactions and greater engagement in collective activities. However, some areas showed limited progress, likely due to the short duration of the intervention. These findings suggest that achieving consistent and meaningful outcomes with this approach would require a more extended intervention period.eng
dc.identifier.tid203950062
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57954
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCompetências Sociais e Emocionais
dc.subjectMeio Escolar
dc.subjectSala de Aula
dc.subjectRelações
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectCinco Domínios SEL
dc.subjectEmoções
dc.subjectInteligência Emocional
dc.subjectSocio-Emotional Skills
dc.subjectSchool Environment
dc.subjectClassroom
dc.subjectRelationships
dc.subjectLearning
dc.subjectFive SEL Domains
dc.subjectEmotions
dc.subjectEmotional Intelligent
dc.titlePromoção de competências sociais e emocionais em alunos/as do 2.º ano de escolaridade do 1.º CEBpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VITORIA_MELO.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: