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Tradição e Inovação na Navegação à Vela no N.E. “Sagres”

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapt_PT
dc.contributor.advisorSalvado, Francisco de Figueiredo e Silva Cunha
dc.contributor.authorGaio, Francisco Daniel Cordeiro
dc.date.accessioned2022-10-28T12:40:38Z
dc.date.available2022-10-28T12:40:38Z
dc.date.issued2022-09
dc.description.abstractOs navios à vela, como resultado de uma evolução global, têm ao longo dos tempos vindo, a ser substituídos por navios de propulsão mecânica. No entanto, os mercados correspondentes a estes dois tipos de propulsão não são totalmente concorrentes. Os navios-escola são exemplos da procura específica por este tipo de navios à vela, onde os cadetes podem ter um contacto direto com as componentes ambientais e a forma como estas afetam a manobra do navio. Contudo, por forma a tornar estes navios sustentáveis é necessário reinventar o conceito, nomeadamente em três pilares essenciais: segurança, eficiência e tecnologia. O N.E. “Sagres” da Marinha Portuguesa recorre a uma guarnição numerosa para a manobra do aparelho vélico, que enfrenta, frequentemente, condições atmosféricas adversas no desempenho das suas funções. Deste modo surge a necessidade de mecanizar, com recurso a aparelhos de força, algumas das manobras mais exigentes, criando melhores condições de segurança e eficiência. Neste sentido, é fundamental calcular os esforços associados ao aparelho vélico resultantes da própria inércia do equipamento como também da interação vento-equipamento. Para este efeito, efetuou-se um estudo que conciliou o conhecimento empírico característico da manobra destes navios, o dimensionamento efetuado na conceção do aparelho vélico, a criação de um modelo analítico que permita o cálculo matemático, a utilização de softwares com capacidade de simulação CFD e ainda um método experimental com recurso a túnel aerodinâmico num modelo físico à escala. Ou seja, pretendeu-se avaliar a combinação entre a forma mais tradicional de operação baseada essencialmente nos saberes associados à construção desta tipologia de navios, nos séculos passados, e as ferramentas atualmente disponíveis, com capacidades de análise mais rigorosas.pt_PT
dc.identifier.tid203074173pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42097
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNE “Sagres”pt_PT
dc.subjectNavios redondospt_PT
dc.subjectAerodinâmica da velapt_PT
dc.subjectPopapt_PT
dc.subjectCFDpt_PT
dc.subjectTúnel aerodinâmicopt_PT
dc.titleTradição e Inovação na Navegação à Vela no N.E. “Sagres”pt_PT
dc.title.alternativeEstudo de implementação de aparelhos de força mecânicos para auxílio da manobra e navegação à velapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Naval
thesis.degree.nameMestre em Ciências Militares Navais, na especialidade de Engenharia Naval Ramo de Mecânicapt_PT

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21717_505_Cordeiro Gaio.pdf
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