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ENSINO DA LINGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: Desafios e Dificuldades dos Professores do Ensino Fundamental II na Cidade São Luís Maranhão - Brasil
dc.contributor.author | Máximo, Gustavo Oliveira da Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T11:15:34Z | |
dc.date.available | 2020-02-19T11:15:34Z | |
dc.date.issued | 2020-01-17 | |
dc.description.abstract | As discussões a respeito do ensino da língua inglesa em escolas do ensino fundamental II da rede pública são avaliadas, dentro de um ponto de vista das teorias existentes que podem ser de baixa qualidade ou ineficientes para que ocorra o aprendizado ao final do período letivo, onde as metodologias adotadas podem não estar sendo efetivas para absorção do conhecimento, e os recursos utilizados devem estar em condições mínimas de utilização pelo professor dentro da sala de aula. Se é necessário um grupo de pesquisadores buscar entendimento sobre a qualidade do ensino da língua inglesa ou do processo de ensino/aprendizagem dentro das escolas da rede pública, se faz necessário aprofundar para entender como este processo está transcorrendo dentro das escolas escolhidas. Dentro da linha de pesquisa destes pesquisadores, os mesmos mostram uma fragilidade factível dentro das escolas, o que resulta em um baixo aprendizado, ou seja, não existe a possibilidade de obter bons resultados diante de um desinteresse dos gestores das escolas em garantir os recursos para desenvolvimento das atividades de língua inglesa dentro das salas de aula. Outros autores dizem que o processo de aprendizagem da língua inglesa não é efetivo, pois os alunos não gostam de aprender coisas que faz como que eles se sintam desafiados, conforme relata Coelho (2010), os alunos preferem estudar aquilo que lhes parece mais “tranquilo” e não exige uma dedicação a mais em seu tempo extra. É com essa proposta que os docentes se deparam com um desafio enorme, pois transmitir o conhecimento da língua inglesa para os alunos de forma desacreditada, é possível que os alunos desmotivem ao perceber que a disciplina não tem valor agregado. Na expectativa de atrair os alunos para um processo de aprendizagem mais dinâmico, será realizado a provocação de utilização de recursos tecnológicos, visto que vivemos em uma era onde utilizar algum tipo de tecnologia é considerado normal, independente da classe econômica, grande parte tem acesso, e analisar se este recurso está sendo oferecido dentro das escolas pesquisadas para garantir que o processo educacional está acompanhando a evolução tecnológica, pois caso isso não seja comprovado, é possível que tenhamos outros problemas além de não falar inglês no futuro próximo, e sim de sermos “engolidos” pela transformação de inovação e tecnologia que está ocorrendo no mundo a todo instante. Os gestores educacionais, tem papel fundamental neste processo de prover recursos necessários para maior aproveitamento dentro da sala de aula, e é primordial que os professores de língua inglesa tenham a possibilidade de lecionar a parte teórica e prática, fomentando a importância de se falar inglês. Desta forma é essencial que os gestores educacionais cumpram seu papel como líderes e busquem recursos, garantindo que os objetivos da disciplina inglesa sejam cumpridos. Alguns autores dizem que a metodologia para o processo de ensino/aprendizagem é fundamental para que os alunos estejam engajados e motivados, porém é de suma importância que os professores estejam capacitados para desempenhar com excelência sua missão de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Como base nessas argumentações, esta dissertação buscou analisar escolas do ensino fundamental II com um índice no IDEB alto, para que não houvesse julgamento de uma escola já de índice baixo. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa é entender os desafios e dificuldades dos professores do ensino fundamental II da rede pública, na cidade de São Luís – Maranhão ao ensinar a disciplina de língua inglesa, onde foram escolhidas escolas com melhores notas no IDEB, UEB – Primavera e UI – Padre Newton Pereira. Com isso, o autor está amparado diante desta pesquisa e nos referenciais utilizados, pois irá expor as condições de ensino/aprendizagem da língua inglesa dentro das escolas de forma clara e objetiva. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202445143 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31441 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.subject | língua inglesa | pt_PT |
dc.subject | professor | pt_PT |
dc.title | ENSINO DA LINGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: Desafios e Dificuldades dos Professores do Ensino Fundamental II na Cidade São Luís Maranhão - Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Supervisão Pedagógica |
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