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O presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais
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Keywords
Competências sociais Interações sociais Educação pré-escolar