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- Todos nós juntos, somos um só:Publication . Reis, Marisa; Silva, MarleneO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico. Caracteriza-se por ser uma reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Educação Pré-Escolar, incluindo todo o percurso experienciado ao longo da prática profissional. Neste contexto emergiu o tema de investigação que assenta na importância das competências sociais e tem como objetivo demonstrar que é possível promovê-las num grupo de crianças em idade pré-escolar. A investigação constitui-se por uma metodologia de natureza qualitativa e de investigação-ação, com base num projeto de intervenção desenvolvido com crianças dos três e quatro anos, que teve como objetivo principal promover o desenvolvimento das competências sociais através da dinamização de atividades. Como técnicas de recolha de dados procedeu-se à observação participante, às notas de campo e registos fotográficos. Deste modo foi possível recolher os dados necessários para avaliar os comportamentos das crianças e compreender o impacto do projeto de intervenção. No decorrer do projeto foi notável a alteração de atitudes e comportamentos entre as crianças, o que significa que as crianças se tornaram capazes de gerir as suas emoções e consequentemente passaram a ter interações mais positivas com os seus pares, revelando sentimentos de pertença ao grupo e melhoria nas suas competências sociais
- Design e métodos de produção sustentáveis na indústria metalúrgica: aplicação na empresa LimalhaPublication . Gomes, Bernardo; Aston, JeremyAo longo dos anos, as metodologias de design e a definição de“designer” foram sofrendo mutações. Existiu uma transição, e ao mesmo tempo valorização, do designer como apenas projetista individual para inclusão numa equipa multidisciplinar, visto que o Design é uma área bastante complexa que engloba várias áreas de conhecimento. O Designer, para além de ser um criativo, tem que ser um elemento que busca ferramentas para desenvolver um conhecimento abrangente e o mais atualizado possível de acordo com as tendências e avanços tecnológicos que afetam o mercado onde está inserido, de forma a auxiliar e otimizar a empresa nos vários campos. Existe a necessidade de consciencializar as pessoas da longevidade dos seus produtos, tentar combater o consumismo e mais importante erradicar desperdícios através da reutilização de recursos. Vivemos numa sociedade consumista, onde existe cada vez mais a escassez de matérias-primas e eventualmente vão deixar de existir recursos suficientes para satisfazer as necessidades atuais da nossa sociedade. Daqui para a frente a função do designer vai ser preocupar-se cada vez mais com este tipo de problemáticas - projetar produtos com foco na durabilidade e na otimização do uso das matérias-primas, incluindo a reutilização inteligente de quaisquer resíduos criados durante o processo de fabricação. Durante a realização deste estágio curricular o objetivo principal será tentar implementar ideais mais sustentáveis e princípios de economia circular em todos os projetos realizados. O Design é o centro da economia circular, e nós como designers temos um papel crucial nesta abordagem de tentar desenvolver produtos e serviços que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis.
- Da compreensão da Marca Hamilton Conte à conceção e desenvolvimento de uma nova tipografia de produto: mobiliário de exteriorPublication . Frutuoso, Francisca; Barbosa, LucianaEste documento foi elaborado no âmbito da conclusão do mestrado efetuado na Escola Superior de Artes e Design (ESAD), no curso Design de Produto e tem como base de trabalho, o estágio feito em parceria com a empresa Hamilton Conte no decorrer de seis meses, de março até ao mês de agosto 2021. A marca Hamilton Conte apresentou o Brief do projeto que teve como finalidade compreender o ADN da marca, as suas formas primitivas e a criação de mobiliário de exterior, com o particular interesse no material de fibra de vidro. Os objetivos em contexto estágio passou pela vontade de propor soluções inovadoras, de organizar métodos e processos de design e por fim a criação de um produto de mobiliário compreendendo o ADN da marca. Esta proposta criou diferentes desafios, principalmente a nível da pesquisa pelo conhecimento da marca e seus valores, que foi sempre vista como importante para a futura concepção do projeto. Foram usadas como metodologias, o recurso a artigos sobre design estratégico, branding, entrevista, tabelas de swot, modelo de negócios, identificação e pesquisa de mercado. A descrição do desenvolvimento do estágio curricular é feita sob a forma de relatório de estágio, e pretende demonstrar e explicar todos os processos associados nos tópicos: pesquisa da marca Hamilton Conte, estudo do design e projeto. Existiu uma pesquisa intensiva, na primeira parte do documento que permitiu criar um estudo da marca, que nos possibilita saber um pouco mais sobre o ADN da marca, de um ponto de vista interno e externo. Na segunda fase, o foco está no desenvolvimento da exploração das ideias, tendo em conta o processo de seguimento de novos produtos, contando com a criação de vários conceitos de mobiliário e produção de uma maquete à escala 1:16. No global, os resultados obtidos permitem-nos concluir, que não só a pesquisa prévia de tendências, materiais e ergonomia, é de elevada importância para que o produto possa ser concebido, tendo em conta o ambiente destinado, como também a definição do ADN da marca é necessária para a concepção seguindo o alinhamento dos valores internos da marca.