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Conhecimento, atitudes e crenças dos professores sobre a perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA)
dc.contributor.author | Alvarez, Ana Rita Costa Martins | |
dc.date.accessioned | 2014-06-09T10:48:28Z | |
dc.date.available | 2014-06-09T10:48:28Z | |
dc.date.issued | 2014-03 | |
dc.description.abstract | A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é um dos diagnósticos mais frequentes nas crianças em idade escolar. Frequentemente, estas crianças apresentam problemas relacionais e comportamentais que dificultam a adaptação no contexto escolar. Este estudo pretende aferir: i) o conhecimento, formação, atitudes, sentimentos e crenças dos professores relativamente à PHDA; ii) o tipo de estratégias a aplicar aos alunos com esta perturbação; iii) a existência de diferenças do nível de conhecimento da perturbação em função da formação realizada, do tempo de serviço prestado e do número de alunos com PHDA que os professores lecionaram; iv) e finalmente a influência da formação nas atitudes dos professores. Para tal, cinco questionários foram desenvolvidos e testados num universo de 225 professores, de forma a analisar o conhecimento e atitudes, mas também o percurso profissional e estratégias a aplicar. Os questionários foram estruturados da seguinte forma: i) recolha dos dados dos participantes (Questionário 1); ii) caracterização dos professores acerca da formação, lacunas sentidas na área da PHDA e reportes da sua experiência profissional no ensino destes alunos (Questionário 2); iii) desenvolvimento de um questionário para avaliar o conhecimento dos professores sobre a PHDA (Questionário 3); iv) desenvolvimento de um questionário de forma a analisar as estratégias mais utilizadas com alunos com PHDA, em ambiente de sala de aula (Questionário 4); e v) desenvolvimento do questionário de forma a analisar as atitudes, sentimentos e crenças dos professores acerca da PHDA (Questionário 5). Os resultados obtidos sugerem que: i) o conhecimento dos professores acerca da PHDA é médio baixo; ii) quanto mais formação os professores realizarem na área da PHDA, maiores conhecimentos apresentam acerca da perturbação; iii) não há diferenças significativas do nível de conhecimento dos professores em função dos anos de serviço e o número de alunos com PHDA; iv) as estratégias mais utilizadas pelos professores baseiam-se no Suporte Emocional, seguidas das Estratégias de Reforço; v) os professores aceitam o diagnóstico da PHDA como um problema educacional válido e legítimo; e vi) algumas atitudes e crenças dos professores são influenciadas pelo nível de conhecimentos/formação dos professores. Deste modo, quanto maior a formação em PHDA, maior o nível de conhecimento, maior a capacidade para lidar eficazmente com esse tipo de alunos e menor o efeito negativo provocado no ambiente de sala de aula. | por |
dc.identifier.tid | 201198576 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6465 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Hiperactividade | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Conhecimento, atitudes e crenças dos professores sobre a perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |