Publication
Bullying e peer status na escola
dc.contributor.author | Sequeira, Paulo Jorge Ferreira Pinto | |
dc.date.accessioned | 2012-07-09T12:30:01Z | |
dc.date.available | 2012-07-09T12:30:01Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se realizar, na sequência da Suficiência Investigadora que se debruçou genericamente sobre o tema do bullying (acoso escolar), uma análise exaustiva da associação entre a estrutura sócio-afectiva (peer status) em sala de aula e a incidência de bullying (acoso moral), em alunos do 4.º ano de escolaridade. Sustentar-se-á essa análise no marco teórico validado em sede de defesa da suficiência, devidamente actualizado e direccionado para a reflexão autoral sobre a dinâmica interaccional, o posicionamento na estrutura relacional constituída informalmente no contexto turma e as implicações destas duas dimensões na exposição a situações de intimidação ou vitimização. A vertente metodológica, que se socorrerá da amostra participante da investigação para a Suficiência investigadora, debruçar-se-á, pela análise de frequências, medidas de tendência central e dispersão e aplicação de testes estatísticos, sobre a identificação de associações entre as variáveis constantes do instrumento de investigação então aplicado e seleccionadas para o presente estudo, e o grupo de respondentes desdobrado por seu turno nos sub-grupos constituídos com base no modelo de construção da estrutura sócio-afectiva proposto – bullies, vítimas, preferidos e não preferidos. Finalmente, da discussão dos resultados analisados no capítulo anterior, comprovar-se-ão as hipóteses predefinidas e os resultados obtidos, finalizando-se a investigação com a descrição das principais conclusões retiradas, a identificação das limitações e a sugestão de áreas pertinentes para futura exploração. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/2338 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Violência nas escolas | por |
dc.subject | Relações entre pares | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ensino básico 1º ciclo | por |
dc.title | Bullying e peer status na escola | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |