Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Determinantes da intenção de uso da Followay através do valor percebido

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INGRID_OLIVEIRA.pdf4.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A evolução e a crescente necessidade de conexão com os smartphones mudou drasticamente o comportamento dos consumidores e esse novo comportamento é a principal motivação para o crescimento exponencial que o mercado de aplicação temapresentado nos últimos anos. As pessoas estão cada dia mais conectadas, para além disso, estão com o seu smartphone sempre na mão e quase o tempo todo a usar uma aplicação. O consumo através de aplicações revolucionou várias áreas de negócio, inclusive o da segurança. O usuário moderno e mais informado procura soluções práticas, experiências enriquecedoras, seguras e úteis através do uso de aplicações. Nesse sentido, para que a aplicação tenha o privilégio de ocupar um espaço nos smartphones ela deve se mostrar útil, com relevância e gerar um valor que seja percebido pelo consumidor. O mote deste estudo é a aplicação Followay, uma APP desenvolvida para ajudar os indivíduos a recuperarem seus veículos roubados ou furtados de maneira rápida e segura. A principal vantagem dessa aplicação é a rapidez com que a informação do roubo ou furto é espalhada entre os usuários da APP. Assim que finalizado o anúncio do roubo por parte do proprietário, os usuários que estão em um raio pré determinado, recebem informações básicas sobre o veículo e podem ajudar ativamente no trânsito ou na área em que se encontram ao avistarem o veículo. Primeiramente devem entrar em contato com a polícia e posteriormente com o proprietário através do chat da aplicação. Todas as mensagens são averiguadas pela equipe Followay para evitar o uso indevido da informação e também pistas falsas. Assim o objetivo deste trabalho é analisar se os elementos fundamentais oferecidos pela aplicação Followay aumentam ou geram valor percebido ao utilizador e o quanto essa percepção de valor interfere na intenção futura de uso. Neste âmbito, foi realizado um estudo empírico, tendo por base dados recolhidos através de um questionário online, durante os meses de fevereiro, março, abril e maio de 2021. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, através da modelação de equações estruturais, aplicada a uma amostra de 205 indivíduos que tiveram contato e utilizaram a aplicação Followay. Os resultados obtidos confirmaram um impacto positivo sobre o valor percebido pelo usuário e consequentemente um grande interesse na intenção futura de uso. Este estudo permitiu ainda analisar a expectativa do consumidor em relação à aplicação, a facilidade de uso, a funcionalidade oferecida e satisfação quanto a interface e design da APP.

Description

Keywords

Aplicações Uso de Aplicações Segurança Segurança Pública Roubos de Veículos Aplicativo de Segurança Followay

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue