Repository logo
 
Publication

A utilização do feedback como instrumento de aprendizagem

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorOliveira, Cristiana Filipa Ferreira
dc.date.accessioned2019-01-04T15:34:24Z
dc.date.available2019-01-04T15:34:24Z
dc.date.issued2018-12
dc.date.submitted2019-01
dc.description.abstractA avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão:  Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe assessment education has suffered severed changes at legislation level and in its practices. From a metric view, to being recognized as central instrument in student learning. In the formative evaluation, teacher and students have important roles. Teachers must use different assessment instruments for each student, depending, in their characteristics and needs, for example, the feedback. In this work, I intend to study the use of written feedback and to understand if it actually contributes to improve the written production of all the students. Theresome intend to find answers for the following question:  Does the written feedback helps students to improve their written productions? My study is a qualitative one, following an approach close to the action-research. The data collection was made through observation method, documental analysis (productions written by students) and interviews. For the deep analysis of the data, I considered three students from the fourth year of schooling. After the analysis of the data, tis possible to conclude that feedback positively influenced the student’s written production.en
dc.identifier.tid202160319
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25525
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFeedback escritopt_PT
dc.subjectAvaliação formativapt_PT
dc.subjectAprendizagem no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectWritten feedbacken
dc.subjectFormative assessmenten
dc.subjectLearning in the first year of schoolingen
dc.titleA utilização do feedback como instrumento de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório do projeto de investigação.pdf
Size:
2.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: