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A Promoção de uma Cultura de Segurança no Ensino Secundário - Estudo de Caso aplicado ao Concelho do Seixal
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Mota, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T09:13:14Z | |
dc.date.available | 2020-02-11T09:13:14Z | |
dc.date.issued | 2019-10-01 | |
dc.description.abstract | As escolas podem e devem disseminar o conhecimento e implementar regras de prevenção e proteção através dos programas curriculares em todos os ciclos de ensino, para contribuírem para a redução do risco de catástrofes, de acordo com a legislação, com as práticas nacionais e com os currículos educacionais. Nesse sentido, a partir de 2011 deu-se uma mudança de paradigma no ensino em Portugal e a escola passou a ser oficialmente o polo de produção e difusão de informação sobre Educação para o Risco. Este estudo propõe analisar o percurso das alterações legislativas em matéria de Educação para o Risco de 1989 a 2018, bem como os conteúdos programáticos presentemente vigentes em Portugal. Pretende-se, também, aferir se foram implementadas as medidas preconizadas no ensino secundário, relativas à promoção da resiliência e autoproteção perante o risco. Foi realizado um inquérito a 404 alunos de duas escolas do concelho do Seixal, que frequentam o 10º e 12º ano. O estudo revela homogeneidade de resultados relativamente aos dois anos escolares em análise, aferindo-se que os alunos realizam com pouca regularidade trabalhos sobre catástrofes, sendo as pesquisas feitas principalmente com recurso à Internet. Os alunos revelam conhecimentos em matéria de medidas de autoproteção aplicados em simulacro, sendo estes maioritariamente realizados em espaços escolares, incidindo os mesmos em situação de ocorrência de sismo ou incêndio em edifício. Denotando-se, assim, o importante papel da escola na operacionalização de medidas de autoproteção através na prática dos simulacros. Relativamente ao conhecimento revelado pelos inquiridos sobre os riscos que constam no Plano de Emergência da escola ou do Plano de Emergência e Proteção Civil do Seixal, a grande maioria afirma desconhecer os riscos presentes em ambos os Planos. Relativamente aos perigos prováveis, os incêndios florestais são apontados como os mais preocupantes. | pt_PT |
dc.description.abstract | Schools could and should spread the knowledge and also rules of prevention and protection, through the curricula in all education levels. According to legislation, practice and national educational curricula this should be done for hazard risk reduction. In this sense, in 2011 there was a shift in teaching in Portugal and the school officially became the information production and spreading centre on hazard prevention education. This essay tends to examine the path of law changes regarding to hazard prevention education from 1989 to 2018, as well as the syllabus used in Portugal. It is also intended to assess whether the recommended measures were implemented, regarding the promotion of resilience and self-protection against risk. A survey was conducted with 404 students from two schools in Seixal municipality, who attend the 10th and 12th grade. The study reveals homogeneity of results in relation to the two school years under analysis, shows that students conduct little work on disaster, and the searches are mainly internet centred. The students show a lot of knowledge of self-protection measures applied in simulacrum, which are mostly held in school spaces, focusing on the situation of earthquake or fire in a building. Thus, denoting the important role of the school in the operationalization of self-protection measures through the practice of simulacrum. With regard to the knowledge revealed by the respondents about the risks contained in the emergency plan of the school or the plan of emergency and civil protection of Seixal, the vast majority claims to not know the risks present in both plans. Regarding to the most serious hazards, forest fires are singled out as the most worrisome. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202438376 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31312 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação para o Risco, Cultura de Segurança, Resiliência, Emergência, Escola. | pt_PT |
dc.subject | Hazard risk reduction, Safety Culture, Resilience, Emergency, School. | pt_PT |
dc.title | A Promoção de uma Cultura de Segurança no Ensino Secundário - Estudo de Caso aplicado ao Concelho do Seixal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências |