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O Perfil do Empreendedor em Santa Maria da Feira - Estudo de Caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Paulo
dc.contributor.authorSousa, Bruno
dc.date.accessioned2021-05-03T10:57:56Z
dc.date.available2021-05-03T10:57:56Z
dc.date.issued2021-03-18
dc.description.abstractJoseph A. Schumpeter, Economista Austríaco em 1942, já associa o empreendedor ao desenvolvimento económico. Segundo ele, empreendedor tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados, em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Podemos então entender que o empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação. (Schumpeter, 2017) O objetivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empreendedores. Esta investigação foi baseada num questionário presencial e online preenchido por 98 empresários e empreendedores da cidade de Santa Maria da Feira (Portugal). Na primeira parte foi definido o que é o processo do empreendedorismo e foi feita uma análise descritiva das características sociodemográficas dos empresários e empreendedores. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise às características relacionadas com as experiências passadas relativamente a educação, experiencia anterior e família. Na terceira parte foi elaborada uma descrição e análise das motivações do empresário e empreendedor para iniciar o seu negócio (análise fatorial), sendo identificados seis fatores motivacionais. Na quarta parte foi elaborada também uma análise às características de personalidade mais relevantes aos empresários e empreendedores. Os resultados obtidos permitiram concluir que as principais características que se destacam no empreendedor da cidade de Santa Maria da Feira são ser autónomo e independente, perspicaz e arbitrário, possuir propensão de inovar, internal locus of control (locus de controlo interno), liderança, moderador de risco e autoconfiança. Também foi possível perceber quais as motivações empreendedoras que levam o empreendedor a criar o próprio negócio e a ordená-las por importância. Estas são, a necessidade de aprovação, necessidade de desenvolvimento pessoal (N-Ach), necessidade de independência, perceção da instrumentalidade da riqueza (dinheiro e segurança como meio), insatisfação profissional e autoeficácia empreendedora.pt_PT
dc.identifier.tid202717178pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36366
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectCaracterísticas e competências do empreendedorpt_PT
dc.subjectmotivações empreendedoraspt_PT
dc.subjectperfil do empreendedorpt_PT
dc.titleO Perfil do Empreendedor em Santa Maria da Feira - Estudo de Casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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O Perfil do Emprendedor em Santa Maria da Feira - Estudo de .pdf
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