Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influência da criatividade através da expressão plástica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO - 2016.pdf1.72 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo que se apresenta remete-nos para as práticas efetuadas em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, desenvolvidas no âmbito da área curricular da Expressão Plástica. Para uma sociedade ser salva da inércia e para o indivíduo alcançar o seu desenvolvimento integral, qualquer regime de educação deve proporcionar aos seus alunos momentos onde seja estimulado o pensamento criativo. Desta forma exaltamos o facto de as crianças que são submetidas a atividades criativas, se manifestarem futuramente mais preparadas para mudanças sociais e mais recetivas à diversidade cultural. Para proporcionar momentos desta ordem aos alunos, recorremos à área curricular da Expressão Plástica, uma vez que esta é também dotada de componentes associados ao desenvolvimento da criança, permitindo que estes expressem os seus sentimentos e emoções. Este estudo teve como principal objetivo alargar o pensamento criativo dos alunos através da Expressão Plástica, tendo em conta que esta é uma área que oferece uma vasta panóplia de técnicas e materiais dos quais as crianças podem usufruir, contribuindo também para o desenvolvimento das capacidades motoras das mesmas. Quanto à metodologia utilizada para a realização deste trabalho investigativo, importa frisar que este se inseriu numa abordagem de natureza qualitativa, na qual demos lugar à investigação-ação. Os resultados permitiram-nos verificar que embora as crianças não fossem estimuladas ao nível da criatividade através da Expressão Plástica, e apresentassem dificuldades (motricidade fina, pensamento criativo) que não deviam ter nesta faixa etária, ao longo das tarefas estas foram recetivas e conseguiram aplicar nelas o seu pensamento criativo, progredindo de forma positiva.
The study that is presented leads us to the practices accomplished in context of the subject of Teaching Practice, developed in the curricular area of Art Education. In order to save a society from inactivity and to help people to reach their integral development, every kind of education must have available to its pupils, some moments where the creative thought is stimulated. This way, we underline the fact that the children that have the possibility of having creative activities, will be more prepared, in the future, for social changes and also opened to the cultural diversities. To provide moments of this order to the pupils, we supplied on the curricular area of Art Education, once this is also composed by mechanisms associated to the development of the children, allowing that they express their feelings and emotions. This study’s main goal was improving the creative thought of the students using Arte Education taking into account that this is an area that offers a big diversity of techniques and materials which pupils can have access, also helping on the development of their motor capacities. On what concerns the methodology used for the realization of this investigation work, it’s import to highlight that it was inserted in a boarding of qualitative nature, in which we took place to the investigation-action. The results allowed us to see that even that the children’s creativity was not encouraged though Art Education, and that they presented difficulties (fine motor skills, creative thinking) that they should not have at this age, over the tasks they were receptive and able to use there creative thinking, progressing positively.

Description

Keywords

Expressão Plástica Criatividade Educação Criança 1.º Ciclo do Ensino Básico Art Education Creativity Education Child Primary School

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue