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O PsyCap Contextualiza ou Explica? Qual o papel do PsyCap na relação do Employer Attractiveness com o Compromisso Organizacional Afetivo?

dc.contributor.advisorAndrade, Luís
dc.contributor.authorLopes, Inês Guerreiro dos Santos Oliveira
dc.date.accessioned2025-11-13T15:13:19Z
dc.date.available2025-11-13T15:13:19Z
dc.date.issued2025-11-10
dc.description.abstractAs pesquisas mais recentes na área de Gestão de Recursos Humanos têm tido enorme relevância para o desenvolvimento da tendência do Employer Branding como o core da marca empregadora. Contudo, poucas relacionam o Compromisso Organizacional com o mesmo e estudam o impacto do Capital Psicológico Positivo nesta mesma relação. O Capital Psicológico Positivo é um estado psicológico positivo de desenvolvimento das capacidades psicológicas individuais que tem um papel preponderante, não só, na perceção do indivíduo sobre a atratividade da Organização, mas também, no seu compromisso afetivo para com a mesma. Sendo o Capital Psicológico um termo complexo e com várias componentes, pretende-se compreender de que me modo estas mesmas componentes se poderão relacionar com as componentes do Employer Attractiveness e impactar a sua ligação com o Compromisso Organizacional Afetivo. Deste modo construíram-se dois modelos distintos – um de moderação e outro de mediação – com o objetivo de compreender se o Capital Psicológico modera ou medeia a relação entre o Employer Attractiveness e o Compromisso Organizacional Positivo. Para a realização deste estudo, adotou-se uma metodologia quantitativa, realizando-se um inquérito por questionário a 202 participantes, onde foram abordadas as suas perceções individuais sobre os três construtos. Os resultados do estudo sugerem que o Capital Psicológico Positivo tem tanto um papel moderador como mediador da relação entre o Employer Attractiveness e o Compromisso Organizacional Afetivo. No entanto, estes efeitos acontecem de forma parcial, isto é, ambas de modo parcial, isto é, apenas algumas dimensões do Capital Psicológico Positivo revelaram um efeito moderado, enquanto outras revelaram um efeito mediador da relação.por
dc.description.abstractRecent research in the field of Human Resources Management has been highly relevant to the development of the Employer Branding trend as the core of the employer brand. However, few studies relate Organizational Commitment to Employer Branding and examine the impact of Positive Psychological Capital on this relationship. Positive Psychological Capital is a positive psychological state of development of individual psychological capabilities, which plays a key role not only in an individual’s perception of the organization’s attractiveness but also in their affective commitment to it. Given that Psychological Capital is a complex term with several components, this study aims to understand how these components may relate to the dimensions of Employer Attractiveness and influence its connection with Affective Organizational Commitment. To this end, two distinct models were constructed — one of moderation and one of mediation — with the goal of understanding whether Psychological Capital moderates or mediates the relationship between Employer Attractiveness and Positive Organizational Commitment. A quantitative methodology was adopted for this study, involving a questionnaire survey of 202 participants, which explored their individual perceptions of the three constructs. The results of the study suggest that Positive Psychological Capital has both a moderating and mediating role in the relationship between Employer Attractiveness and Affective Organizational Commitment. However, these effects are partial, meaning that only some dimensions of Positive Psychological Capital showed a moderating effect, while others acted as mediators in the relationship.eng
dc.identifier.tid204048907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59733
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEmployer Attractiveness
dc.subjectCompromisso Organizacional Afetivo
dc.subjectCapital Psicológico Positivo
dc.titleO PsyCap Contextualiza ou Explica? Qual o papel do PsyCap na relação do Employer Attractiveness com o Compromisso Organizacional Afetivo?
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos

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