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A influência da tecnologia no desenvolvimento das crianças na educação básica
dc.contributor.advisor | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962- | |
dc.contributor.author | Leite, Amanda Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-11-15T10:17:04Z | |
dc.date.available | 2024-11-15T10:17:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A influência da tecnologia na educação infantil tem sido considerada tanto positiva quanto negativamente. A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a aprenderem, de forma mais interativa e envolvente. Os recursos tecnológicos, como tablets, computadores e aplicativos educacionais podem tornar o processo de aprendizagem mais divertido e atrativo, proporcionando uma experiência mais apelativa para as crianças. Além disso, a tecnologia pode oferecer acesso a um mundo de informações e recursos educacionais que antes não eram facilmente disponíveis. As crianças têm a oportunidade de explorar diferentes temas, realizar pesquisas e aprender de forma autónoma. No entanto, o uso excessivo da tecnologia também pode ter impactos negativos na educação infantil. A exposição excessiva às telas pode gerar dependência e prejudicar o desenvolvimento de aptidões sociais e cognitivas das crianças. A falta de interação física e social também pode limitar a capacidade das crianças aprenderem em diferentes contextos, e de forma colaborativa. É importante que os educadores, e os pais, encontrem um equilíbrio no uso da tecnologia na educação infantil. É essencial que as crianças tenham acesso a recursos tecnológicos, mas que também lhes sejam proporcionadas oportunidades para brincar, explorar e interagir com o mundo real. Os educadores devem utilizar a tecnologia de forma estratégica, integrando-a no currículo de forma a enriquecer o processo de aprendizagem, ao invés de substituir as experiências tradicionais de aprendizagem. Em resumo, a tecnologia na educação infantil pode trazer benefícios significativos, mas é importante que seja usada com cautela e equilíbrio – ou seja, a estratégia deve ser a de proporcionar um ambiente de aprendizagem rico que combine o uso da tecnologia com experiências reais e interativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203721640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52792 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | Influência | pt_PT |
dc.title | A influência da tecnologia no desenvolvimento das crianças na educação básica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Lazer | pt_PT |