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O Word of Mouth e a presença do Marketing de Influência enquanto estratégias de comunicação no processo de escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartinez, Luísa
dc.contributor.advisorRamos, Filipe
dc.contributor.authorMartins, Catarina Gama
dc.date.accessioned2022-11-24T15:58:35Z
dc.date.available2022-11-24T15:58:35Z
dc.date.issued2022-11-07
dc.description.abstractO processo de envelhecimento traz consigo inúmeras alterações no indivíduo, o que resulta na necessidade de apoio por parte de terceiros. Primeiramente pensa-se que este apoio é prestado pela família ou amigos, isto é, pelo Cuidador Informal. No entanto, nem sempre é possível ou o mais indicado, pelo que surge a necessidade de recorrer ao Cuidado Formal prestado por profissionais. Nos últimos anos, tem-se verificado um envelhecimento demográfico da população ao nível global e, por conseguinte, a sociedade tem que se adaptar e criar respostas adequadas à população idosa. Em Lisboa, contabilizam-se atualmente cerca de 332 instituições de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), 404 Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), 4 Centros de Noite, 248 Centros de Dia e 70 Centros de Convívio (Carta Social, 2022). Verifica-se assim, que cada vez mais este é um mercado competitivo, em crescimento e que precisa de diferenciação por parte das instituições, a fim de conquistarem um nome sólido e com uma base de confiança para os seus clientes. Na presente investigação, pretende-se avaliar o impacto do word of mouth e do marketing de influência enquanto estratégias de comunicação na procura e escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosos. Seja este processo realizado pelo próprio idoso, o Beneficiário, ou pelo Cuidador Informal. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, adotando uma base quantitativa através da implementação de dois questionários. Torna-se percetível que o marketing de influência tem impacto, no entanto, é o word of mouth que prevalece enquanto estratégia de comunicação e é considerado determinante na procura e escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosos.pt_PT
dc.description.abstractWhile getting old, people struggle with several changes as an individual which sometimes brings the need for the help of the others. Family, is in the first place the ones to take care of the senior, denominated as Informal Care. However, it is not always possible or the most appropriate solution and urges the alternative to choose formal care provided by professionals. In the recent years, there has been a global demographic aging of the population and, therefore, society has to adapt and create the most suitable responses to the senior population. In Lisbon, there are currently 332 Home Support Service, 404 Senior Nursing Homes, 4 Night Centers, 248 Day Centers and 70 Social Centers (Carta Social, 2022). Therefore, it appears that this is an increasingly competitive market, growing and in need of differentiation by the institutions, in order to gain a solid name and to be considered reliable by its customers. The present investigation studies the impact of word of mouth and influencer marketing as communication strategies in the search and decision processes of a service or institution intended to Senior Care. Whether this process is carried out by the senior himself, called the Beneficiary or by the Informal Caregiver. This thesis consists on an exploratory research, adopting a quantitative method through the implementation of two questionnaires. It becomes noticeable that influence marketing has an impact, however, it is the word of mouth that prevails as a communication strategy and it is seen as determinant in the search and choice processes of a service or institution to support the seniors.pt_PT
dc.identifier.tid203105125pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42417
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnvelhecimentopt_PT
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt_PT
dc.subjectWord of Mouthpt_PT
dc.subjectMarketing de influênciapt_PT
dc.titleO Word of Mouth e a presença do Marketing de Influência enquanto estratégias de comunicação no processo de escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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