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- Plano de Marketing: implementação do Gralha Glamping na Serra dos CandeeirosPublication . Delgado, Joana Domingos; Barbosa, JoãoO objetivo deste projeto é desenvolver um plano de marketing centrado no turismo, especificamente o turismo de natureza. Aliado às novas tendências de mercado no sector do turismo, o objetivo é desenvolver um Plano de Marketing para o Gralha Glamping, localizado na Serra de Aire e Candeeiros. A intenção é construir estratégias de marketing para a empresa, orientadas para promover a ligação com a natureza. Ao longo da investigação, serão abordados outros tópicos, baseados em nos conceitos de turismo de natureza, marketing turístico e novas tendências de mercado no sector do turismo. Idealizar a ideia e planear um Plano de marketing são os principais objetivos, que envolvem os conceitos anteriormente mencionados, para construir uma proposta diferente da que é oferecida pelo mercado atual. A metodologia seguirá a estrutura habitual do plano de marketing, subdividida nas suas áreas temáticas: conceito, análise macro e microambiente, o benchmarking, análise SWOT, as 5 forças de porter, o business canvas model, marketing mix - 7P's, segmentação e posicionamento, plano operacional e estratégia financeira.
- O Word of Mouth e a presença do Marketing de Influência enquanto estratégias de comunicação no processo de escolha de um serviço ou instituição de apoio a idososPublication . Martins, Catarina Gama; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO processo de envelhecimento traz consigo inúmeras alterações no indivíduo, o que resulta na necessidade de apoio por parte de terceiros. Primeiramente pensa-se que este apoio é prestado pela família ou amigos, isto é, pelo Cuidador Informal. No entanto, nem sempre é possível ou o mais indicado, pelo que surge a necessidade de recorrer ao Cuidado Formal prestado por profissionais. Nos últimos anos, tem-se verificado um envelhecimento demográfico da população ao nível global e, por conseguinte, a sociedade tem que se adaptar e criar respostas adequadas à população idosa. Em Lisboa, contabilizam-se atualmente cerca de 332 instituições de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), 404 Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), 4 Centros de Noite, 248 Centros de Dia e 70 Centros de Convívio (Carta Social, 2022). Verifica-se assim, que cada vez mais este é um mercado competitivo, em crescimento e que precisa de diferenciação por parte das instituições, a fim de conquistarem um nome sólido e com uma base de confiança para os seus clientes. Na presente investigação, pretende-se avaliar o impacto do word of mouth e do marketing de influência enquanto estratégias de comunicação na procura e escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosos. Seja este processo realizado pelo próprio idoso, o Beneficiário, ou pelo Cuidador Informal. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, adotando uma base quantitativa através da implementação de dois questionários. Torna-se percetível que o marketing de influência tem impacto, no entanto, é o word of mouth que prevalece enquanto estratégia de comunicação e é considerado determinante na procura e escolha de um serviço ou instituição de apoio a idosos.
