| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 971.2 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório foi elaborado com base na minha experiência como estagiária desenvolvida numa instituição de jardim-de-infância que decorreu durante vinte semanas, estando esta prática pedagógica integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Tem como objetivo descrever e refletir sobre o meu percurso de estágio. Inicia-se com uma pequena perspetiva histórica da educação pré-escolar, prosseguindo com a caracterização da instituição, do grupo, do tempo, do espaço, das interações e da rotina diária. Refere sucintamente as fases do estágio e o projeto que foi desenvolvido com o grupo de crianças com que estagiei. Aprofunda também algum conhecimento através das experiências-chave que se mostraram fundamentais neste percurso, sendo estas o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, a importância das áreas neste modelo pedagógico, a importância da leitura e da escrita na educação pré-escolar e o envolvimento parental na educação pré-escolar.
Tem também, por fim, uma componente de investigação feita através de dados recolhidos no terreno, resultantes de entrevistas feitas às crianças sobre a importância da frequência do jardim-de-infância visto na sua perspetiva.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Movimento da Escola Moderna Práticas Educativas Prática Pedagógica
