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A música portuguesa e a sua carência no ensino do violino em Portugal
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Serrano, Jorge | |
dc.contributor.author | Fresco, André | |
dc.date.accessioned | 2018-09-17T13:21:47Z | |
dc.date.available | 2018-09-17T13:21:47Z | |
dc.date.issued | 2017-07-13 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada que representa o período final do percurso do Mestrado em Ensino de Música, no Instituto Piaget – ISEIT Almada. A conclusão deste Mestrado confere a habilitação profissional necessária ao exercício da profissão docente nesta área. O documento está estruturado em dois capítulos principais. O primeiro capítulo reflete todo o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem efetuada durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional com o Orientador Cooperante Professor Luís Pacheco Cunha. Nesta fase é possível observar toda a prática reflexiva sobre as aulas observadas, as aprendizagens obtidas, a prática reflexiva sobre as aulas dadas, os planos de aula e todas as dimensões desenvolvidas no estágio, como a profissional, a social e a ética. Realça-se também a participação em atividades escolares, a relação com a comunidade educativa e o desenvolvimento pessoal e profissional ao longo da vida. No segundo capítulo é possível ler o projeto de investigação que o mestrando desenvolveu intitulado “A Música Portuguesa e a sua carência no Ensino do Violino em Portugal”. É aqui retratada toda a problemática da utilização de obras portuguesas no ensino do violino em Portugal, com recurso a inquéritos realizados a inúmeros professores de violino das instituições musicais do nosso país, assim como a alunos. Diversas entrevistas a diferentes personalidades do mundo musical português foram efetuadas, com vista a obter várias perspetivas de diferentes áreas musicais sobre a problemática. Durante a análise de resultados é possível observar o que já é utilizado e todos os problemas para a utilização da mesma. O projeto é concluído com a apresentação de uma solução para alguns dos problemas, que por si só não será salvadora, contudo será um passo em frente na resolução da problemática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201764547 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/24134 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Mestrado em ensino de música | pt_PT |
dc.subject | Música portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Música portruguesa para violino | pt_PT |
dc.subject | Ensino do violino | pt_PT |
dc.title | A música portuguesa e a sua carência no ensino do violino em Portugal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música | pt_PT |