Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A motivação no processo de aprendizagem das crianças é algo a que se deve
dar atenção, principalmente nos dias de hoje, sendo esta um grande desafio para
educadores e professores devido à sociedade em que vivemos.
Neste trabalho encontra-se a descrição das práticas profissionais realizadas
nomeadamente a caracterização do meio e do grupo/turma, bem como o
desenvolvimento dos projetos implementados em cada uma delas. Numa segunda
parte, apresenta-se o aprofundamento do tema principal a nível teórico, referindo as
teorias de referência nesta área e a sua importância no âmbito da educação. São ainda
analisadas as causas e consequências da motivação para as crianças e ainda se atenta
sobre o papel do educador/professor.
Este trabalho tem ainda como objetivo mostrar como diferentes estratégias de
motivação implementadas na sala de aula podem motivar as crianças para a
aprendizagem. Para isto recorreu-se a um estudo de caso o qual incidiu num
determinado grupo de crianças do 3º ano de escolaridade. O estudo faz ainda uma
referência particular a uma criança que era a mais desmotivada da turma à qual se deu
mais atenção e é por isso observada de forma mais detalhada.
Os resultados revelaram que as estratégias implementadas aumentaram a
motivação das crianças e isso é visível através de diversas formas, principalmente pela
curiosidade e pelo gosto/prazer que as crianças demostram face às atividades
propostas.
Description
Keywords
Motivação Aprendizagem Educação Estudo de caso