Publication
Artes e ofícios no incremento da criatividade de jovens
dc.contributor.author | Carioca, Maria José Parreira | |
dc.date.accessioned | 2013-02-22T10:44:58Z | |
dc.date.available | 2013-02-22T10:44:58Z | |
dc.date.issued | 2013-01 | |
dc.description.abstract | As Artes e Ofícios Têxteis sempre fizeram parte da expressividade cultural portuguesa. Num passado recente, esta Arte pertenceu ao currículo escolar e profissional de muitas jovens, por ser uma tradição feminina. A abordagem deste tema com os jovens e crianças de hoje, “a geração da era digital”, é intencional, torna-se necessário refletir, num contraponto equilibrado, o “tecnológico” versus “o manual”. Porque, apesar de existirem os computadores não exclui a necessidade de aprender a escrever, a desenhar e a trabalhar com o gesto manual. O relatório apresentado é o resultado do desenvolvimento de um ano curricular, do Curso de Educação Formação de Acompanhante de Crianças, tipo II, possuindo dupla certificação, o qual permite qualificar o aluno com o nono ano de escolaridade e com competência profissional no âmbito do acompanhamento de crianças. Assim, dentro de um programa pré-estabelecido, nas disciplinas de componente tecnológica, foram por este estudo propostas atividades e trabalhos no âmbito das expressões, nomeadamente das artes e ofícios têxteis. Neste contexto, os alunos desenvolveram projetos como, por exemplo, a tecelagem, a coleção de moda, a confeção de fato de carnaval, atividade lúdica-pedagógica de vestir bonecas de papel, tapeçaria e pintura em tecidos e t-shirts, trabalhos realizados entre visitas de estudo e atividades práticas diretas com crianças tanto em contexto de sala de aula como em contexto real de trabalho. Mas, com o intuito destes alunos, de alguma forma conseguirem, depois transpor estas suas aprendizagens no seu próprio estágio de formação, realizado no final do segundo e último ano do mesmo curso. O estudo realizado foi uma investigação-ação com a utilização de inquéritos e entrevistas como fontes de dados, para além de fotografias e outras fontes documentais. Os resultados obtidos demonstram que para este perfil de formação, o Têxtil pode ser uma ferramenta a utilizar no contacto de jovens com crianças. Promove a criatividade e a motivação que resulta na obtenção do certificado de nono ano e competência profissional em acompanhante de crianças. Não obstante verificar que a maioria quer avançar para Curso Profissional dentro da mesma área do saber. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/3682 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação pela arte | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Jovem | por |
dc.title | Artes e ofícios no incremento da criatividade de jovens | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |