Repository logo
 
Publication

A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos.

dc.contributor.advisorLeón, Francisco RodillaES
dc.contributor.authorMaia Porto, Susanapt
dc.date.accessioned2015-05-14T15:01:39Zpt
dc.date.available2015-05-14T15:01:39Zpt
dc.date.issued2014-05-05pt
dc.description.abstractO presente estudo almeja contribuir para a investigação educacional - educação musical da criança - através de uma investigação-acção (modelo de Kemmis) sobre a actualidade da música erudita em contextos artístico-pedagógicos. Objectiva-se encontrar modos de actuação que facilitem a inclusão da música erudita contemporânea no ensino generalista, procurando, para o efeito, abordagens metodológicas na formação inicial de futuros agentes da educação - professores do ensino básico, educadores de infância, educadores artísticos e animadores socioculturais -, estudantes cujo perfil formativo integra a educação artística/cultural e a educação/formação da criança. Tendo por base as teorias estéticas da aprendizagem musical - Referencialismo, Expressionismo e Formalismo -, pretendeu-se, numa 1.a fase do estudo, investigar sobre a percepção musical da criança e dos futuros professores/educadores e animadores socioculturais face à música erudita dos séculos XX e XXI, através da observação de actividades de reflexão musical com seis grupos de crianças de Escolas do 1.o Ciclo EB e Jardins de Infância de Portalegre e através da aplicação de inquéritos aos formandos dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural - estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Na 2.a e 3.a fases da investigação-acção procurou-se desenvolver estratégias e métodos educacionais em sessões lectivas de diversas unidades curriculares dos cursos em análise, que culminaram com a criação de performances/projectos musicais - 2.a fase do estudo - e em workshops, liderados pelos futuros professores/educadores, dirigidos a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.o Ciclo do Ensino Básico, de acordo com premissas da contemporaneidade - 3.a fase do estudo. O estudo concluiu que: a) a criança aceita claramente e entende a música erudita contemporânea; b) é urgente a introdução da referida tipologia musical nos programas curriculares da formação inicial dos cursos em análise; c) a educação musical na actualidade deve abraçar um tipo de ensino instigador, reflexivo - pensar e agir sobre o som - e, consequentemente, criativo; d) a música contemporânea e a aplicação das suas premissas, nomeadamente no que concerne à exploração e experimentação sonora, facilitam em larga escala todo um trabalho criativo-musical, permitindo à criança e aos futuros educadores de infância, professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico, educadores artísticos e animadores socioculturais construir musicalmente de forma eficaz e criativa, sem a necessidade de recorrer a tecnicismos ou especificidades próprias de um tipo de ensino tradicional da música; e) o trabalho performativo e transversal às expressões artísticas favorece a construção e a criação musical, na medida em que a composição sonora resulta do gesto, do movimento corporal, da palavra, da cor, do traço e de imagens visuais; f) quanto mais sólida for a formação dentro de um único sistema (sistema tonal) mais difícil é a aceitação e compreensão de novos modelos estéticos.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Educação e Ciênciapor
dc.description.sponsorshipBolsa PROTEC
dc.identifier.tid101481080por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8627pt
dc.language.isoporpor
dc.subjectinvestigação-acção;por
dc.subjectmúsica erudita contemporânea;por
dc.subjecteducação musical da criança;por
dc.subjectformação inicial de professores/educadores e animadores socioculturais;por
dc.subjectensino musical criativo;por
dc.subjectestética musicalpor
dc.titleA estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos.por
dc.title.alternativeLa estética contemporânea y la Educación Musical del niño. Una Investigación-Acción sobre la Actualidad de la Música Erudita en Contextos Artístico- Pedagógicos.por
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineCiências da Educação - Didática da Expressão Musicalpor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.nameProgramde de Doutoramento: La Educación Física y Artísticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Dout_Susana_Porto.pdf
Size:
31.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: