Publication
A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos.
dc.contributor.advisor | León, Francisco Rodilla | ES |
dc.contributor.author | Maia Porto, Susana | pt |
dc.date.accessioned | 2015-05-14T15:01:39Z | pt |
dc.date.available | 2015-05-14T15:01:39Z | pt |
dc.date.issued | 2014-05-05 | pt |
dc.description.abstract | O presente estudo almeja contribuir para a investigação educacional - educação musical da criança - através de uma investigação-acção (modelo de Kemmis) sobre a actualidade da música erudita em contextos artístico-pedagógicos. Objectiva-se encontrar modos de actuação que facilitem a inclusão da música erudita contemporânea no ensino generalista, procurando, para o efeito, abordagens metodológicas na formação inicial de futuros agentes da educação - professores do ensino básico, educadores de infância, educadores artísticos e animadores socioculturais -, estudantes cujo perfil formativo integra a educação artística/cultural e a educação/formação da criança. Tendo por base as teorias estéticas da aprendizagem musical - Referencialismo, Expressionismo e Formalismo -, pretendeu-se, numa 1.a fase do estudo, investigar sobre a percepção musical da criança e dos futuros professores/educadores e animadores socioculturais face à música erudita dos séculos XX e XXI, através da observação de actividades de reflexão musical com seis grupos de crianças de Escolas do 1.o Ciclo EB e Jardins de Infância de Portalegre e através da aplicação de inquéritos aos formandos dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural - estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Na 2.a e 3.a fases da investigação-acção procurou-se desenvolver estratégias e métodos educacionais em sessões lectivas de diversas unidades curriculares dos cursos em análise, que culminaram com a criação de performances/projectos musicais - 2.a fase do estudo - e em workshops, liderados pelos futuros professores/educadores, dirigidos a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.o Ciclo do Ensino Básico, de acordo com premissas da contemporaneidade - 3.a fase do estudo. O estudo concluiu que: a) a criança aceita claramente e entende a música erudita contemporânea; b) é urgente a introdução da referida tipologia musical nos programas curriculares da formação inicial dos cursos em análise; c) a educação musical na actualidade deve abraçar um tipo de ensino instigador, reflexivo - pensar e agir sobre o som - e, consequentemente, criativo; d) a música contemporânea e a aplicação das suas premissas, nomeadamente no que concerne à exploração e experimentação sonora, facilitam em larga escala todo um trabalho criativo-musical, permitindo à criança e aos futuros educadores de infância, professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico, educadores artísticos e animadores socioculturais construir musicalmente de forma eficaz e criativa, sem a necessidade de recorrer a tecnicismos ou especificidades próprias de um tipo de ensino tradicional da música; e) o trabalho performativo e transversal às expressões artísticas favorece a construção e a criação musical, na medida em que a composição sonora resulta do gesto, do movimento corporal, da palavra, da cor, do traço e de imagens visuais; f) quanto mais sólida for a formação dentro de um único sistema (sistema tonal) mais difícil é a aceitação e compreensão de novos modelos estéticos. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do Ministério da Educação e Ciência | por |
dc.description.sponsorship | Bolsa PROTEC | |
dc.identifier.tid | 101481080 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/8627 | pt |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | investigação-acção; | por |
dc.subject | música erudita contemporânea; | por |
dc.subject | educação musical da criança; | por |
dc.subject | formação inicial de professores/educadores e animadores socioculturais; | por |
dc.subject | ensino musical criativo; | por |
dc.subject | estética musical | por |
dc.title | A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos. | por |
dc.title.alternative | La estética contemporânea y la Educación Musical del niño. Una Investigación-Acción sobre la Actualidad de la Música Erudita en Contextos Artístico- Pedagógicos. | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências da Educação - Didática da Expressão Musical | por |
thesis.degree.level | Doutoramento | por |
thesis.degree.name | Programde de Doutoramento: La Educación Física y Artística | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese_Dout_Susana_Porto.pdf
- Size:
- 31.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: