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- A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos.Publication . Maia Porto, Susana; León, Francisco RodillaO presente estudo almeja contribuir para a investigação educacional - educação musical da criança - através de uma investigação-acção (modelo de Kemmis) sobre a actualidade da música erudita em contextos artístico-pedagógicos. Objectiva-se encontrar modos de actuação que facilitem a inclusão da música erudita contemporânea no ensino generalista, procurando, para o efeito, abordagens metodológicas na formação inicial de futuros agentes da educação - professores do ensino básico, educadores de infância, educadores artísticos e animadores socioculturais -, estudantes cujo perfil formativo integra a educação artística/cultural e a educação/formação da criança. Tendo por base as teorias estéticas da aprendizagem musical - Referencialismo, Expressionismo e Formalismo -, pretendeu-se, numa 1.a fase do estudo, investigar sobre a percepção musical da criança e dos futuros professores/educadores e animadores socioculturais face à música erudita dos séculos XX e XXI, através da observação de actividades de reflexão musical com seis grupos de crianças de Escolas do 1.o Ciclo EB e Jardins de Infância de Portalegre e através da aplicação de inquéritos aos formandos dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural - estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Na 2.a e 3.a fases da investigação-acção procurou-se desenvolver estratégias e métodos educacionais em sessões lectivas de diversas unidades curriculares dos cursos em análise, que culminaram com a criação de performances/projectos musicais - 2.a fase do estudo - e em workshops, liderados pelos futuros professores/educadores, dirigidos a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.o Ciclo do Ensino Básico, de acordo com premissas da contemporaneidade - 3.a fase do estudo. O estudo concluiu que: a) a criança aceita claramente e entende a música erudita contemporânea; b) é urgente a introdução da referida tipologia musical nos programas curriculares da formação inicial dos cursos em análise; c) a educação musical na actualidade deve abraçar um tipo de ensino instigador, reflexivo - pensar e agir sobre o som - e, consequentemente, criativo; d) a música contemporânea e a aplicação das suas premissas, nomeadamente no que concerne à exploração e experimentação sonora, facilitam em larga escala todo um trabalho criativo-musical, permitindo à criança e aos futuros educadores de infância, professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico, educadores artísticos e animadores socioculturais construir musicalmente de forma eficaz e criativa, sem a necessidade de recorrer a tecnicismos ou especificidades próprias de um tipo de ensino tradicional da música; e) o trabalho performativo e transversal às expressões artísticas favorece a construção e a criação musical, na medida em que a composição sonora resulta do gesto, do movimento corporal, da palavra, da cor, do traço e de imagens visuais; f) quanto mais sólida for a formação dentro de um único sistema (sistema tonal) mais difícil é a aceitação e compreensão de novos modelos estéticos.
- Measurements of $t\bar{t}$ spin correlations and top-quark polarization using dilepton final states in $pp$ collisions at $\sqrt{s}$ = 7 TeVPublication . CMS collaboration (2202 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Calpas, Betty; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; Lloret Iglesias, Lara; David Tinoco Mendes, Andre; Musella, Pasquale; Silva, Pedro; Pela, Joao; Leonardo, NunoSpin correlations in the t-tbar quark system and the polarization of the top quark are measured using dilepton final states produced in pp collisions at the LHC at $\sqrt{s}$=7 TeV. The data correspond to an integrated luminosity of 5.0 inverse femtobarns collected with the CMS detector. The measurements are performed using events with two oppositely charged leptons (electrons or muons), a significant imbalance in transverse momentum, and two or more jets, where at least one of the jets is identified as likely originating from a b quark. The spin correlations and polarization are measured through asymmetries in angular distributions of the two selected leptons, unfolded to the parton level. All measurements are found to be in agreement with predictions of the standard model.