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ESECS - Teses de Doutoramento

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  • A estética contemporânea e a Educação Musical da criança. Uma Investigação-Acção sobre a Actualidade da Música Erudita em Contextos Artístico-Pedagógicos.
    Publication . Maia Porto, Susana; León, Francisco Rodilla
    O presente estudo almeja contribuir para a investigação educacional - educação musical da criança - através de uma investigação-acção (modelo de Kemmis) sobre a actualidade da música erudita em contextos artístico-pedagógicos. Objectiva-se encontrar modos de actuação que facilitem a inclusão da música erudita contemporânea no ensino generalista, procurando, para o efeito, abordagens metodológicas na formação inicial de futuros agentes da educação - professores do ensino básico, educadores de infância, educadores artísticos e animadores socioculturais -, estudantes cujo perfil formativo integra a educação artística/cultural e a educação/formação da criança. Tendo por base as teorias estéticas da aprendizagem musical - Referencialismo, Expressionismo e Formalismo -, pretendeu-se, numa 1.a fase do estudo, investigar sobre a percepção musical da criança e dos futuros professores/educadores e animadores socioculturais face à música erudita dos séculos XX e XXI, através da observação de actividades de reflexão musical com seis grupos de crianças de Escolas do 1.o Ciclo EB e Jardins de Infância de Portalegre e através da aplicação de inquéritos aos formandos dos cursos de Educação Básica e Animação Sociocultural - estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. Na 2.a e 3.a fases da investigação-acção procurou-se desenvolver estratégias e métodos educacionais em sessões lectivas de diversas unidades curriculares dos cursos em análise, que culminaram com a criação de performances/projectos musicais - 2.a fase do estudo - e em workshops, liderados pelos futuros professores/educadores, dirigidos a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.o Ciclo do Ensino Básico, de acordo com premissas da contemporaneidade - 3.a fase do estudo. O estudo concluiu que: a) a criança aceita claramente e entende a música erudita contemporânea; b) é urgente a introdução da referida tipologia musical nos programas curriculares da formação inicial dos cursos em análise; c) a educação musical na actualidade deve abraçar um tipo de ensino instigador, reflexivo - pensar e agir sobre o som - e, consequentemente, criativo; d) a música contemporânea e a aplicação das suas premissas, nomeadamente no que concerne à exploração e experimentação sonora, facilitam em larga escala todo um trabalho criativo-musical, permitindo à criança e aos futuros educadores de infância, professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico, educadores artísticos e animadores socioculturais construir musicalmente de forma eficaz e criativa, sem a necessidade de recorrer a tecnicismos ou especificidades próprias de um tipo de ensino tradicional da música; e) o trabalho performativo e transversal às expressões artísticas favorece a construção e a criação musical, na medida em que a composição sonora resulta do gesto, do movimento corporal, da palavra, da cor, do traço e de imagens visuais; f) quanto mais sólida for a formação dentro de um único sistema (sistema tonal) mais difícil é a aceitação e compreensão de novos modelos estéticos.
  • Parceiros em rede. Estratégias territorializadas para o desenvolvimento local nas áreas do emprego e formação
    Publication . Alves, João Emílio
    A presente investigação visa produzir um conjunto de novos contributos teóricos e substantivos para o estudo das parcerias locais, entendidas enquanto estratégias territorializadas para o desenvolvimento social à escala local, com particular incidência nas áreas do emprego e da formação. O problema analítico central passa por compreender, analisar e avaliar os processos, as dinâmicas e alguns resultados que as parcerias, bem como as redes que constituem, podem ter nos processos de desenvolvimento local, quando assumem um papel importante na implementação de iniciativas que visem combater a pobreza e a exclusão social, apostando na promoção de emprego, no incentivo à formação e no estímulo ao empreendedorismo. Os conceitos e as perspectivas teóricas privilegiadas incidem nas redes, nas parcerias e no desenvolvimento local, paralelamente a outras temáticas como a pobreza, a exclusão social e as políticas sociais activas. Toma-se assim como referente empírico as parcerias locais geradas e/ou impulsionadas pelo Programa Rede Social, actualmente em vigor no território continental português. A estratégia metodológica idealizada baseou-se no que podemos designar por pluralismo metodológico, resultante da conjugação de várias metodologias e técnicas de pesquisa, ora de carácter extensivo-quantitativo, ora de índole intensivo-qualitativa, numa perspectiva articulada e empregues de forma ajustada às várias fontes de informação. Procura-se, deste modo, fornecer um conjunto de reflexões sistematizadas, apoiadas em análises teóricas aprofundadas e em resultados e dados empíricos, conseguindo-se demonstrar que as parcerias locais podem constituir, muitas vezes, estratégias de base territorial, de suporte às políticas sociais activas e especificamente às políticas de emprego, embora com impactos limitados, para o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento local.
  • As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças: um estudo na região dos Açores e do Continente
    Publication . Silva, Ana Isabel Mateus da
    O desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.
  • Avaliação da qualidade em intervenção precoce: práticas no distrito de Portalegre
    Publication . Mendes, Maria Elisabete da Silva Tomé
    O presente estudo pretende contribuir para a caracterização da realidade dos serviços de intervenção precoce, bem como avaliar o grau de implementação dos modelos internacionalmente recomendados e a adequação das práticas desenvolvidas pelos profissionais na resposta às necessidades identificadas ao nível da criança, da família e da gestão dos recursos da comunidade. Iniciámos a investigação com um processo de autoavaliação da qualidade das práticas implementadas realizado por 77 profissionais de equipas de intervenção precoce do distrito de Portalegre e da região de Lisboa. O estudo foi complementado com dados de natureza qualitativa, através de análise documental de 62 processos de famílias apoiadas e da observação participada das práticas, referentes a esses casos, num total de 92 sessões, no âmbito de diferentes programas de intervenção precoce de Portalegre. Os resultados da autoavaliação dos profissionais, confirmados pelos dados da observação naturalista, indicam que são cumpridas as práticas recomendadas e as orientações regulamentares em vigor à data da recolha de dados, no que se refere aos níveis da Comunidade, da Criança e, parcialmente, do Serviço. Ao nível da Família e do Programa há ainda lacunas na implementação de algumas práticas de qualidade. Os resultados da observação indicam que as práticas implementadas, quer no que respeita ao contexto (domicílio ou jardim de infância) quer ao foco da intervenção (directa com a criança ou mediada pelo cuidador) são influenciadas tanto pelo tipo de situação de risco como pela área disciplinar do profissional a prestar o apoio. Globalmente, as conclusões apontam para a necessidade de: (a) implementar uma supervisão das práticas, que garanta o enfoque adequado dos casos, a reflexão e a actualização contínuas; (b) impulsionar a prevenção e generalizar os programas de base comunitária; (c) formar equipas cooperativas que actuem em transdisciplinaridade; (d) sistematizar os processos de avaliação e de elaboração dos programas; e, (e) desenvolver procedimentos regulares de registo da evolução das situações, de participação da família, de avaliação dos serviços e do grau de satisfação da família.