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Abstract(s)
O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da nostalgia nas atitudes e nas
intenções comportamentais de adeptos de futebol em Portugal que viajaram para assistir a
jogos fora da sua área de residência, replicando e adaptando o estudo de Cho et al. (2019 a
e b) ao contexto português. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, de natureza
correlacional e causal, com inquérito por questionário (setembro de 2025). A amostra de
conveniência integra 153 respondentes (18–71 anos; M=27,7), previamente filtrados por
terem realizado pelo menos uma deslocação para assistir a um jogo na época anterior. As
escalas utilizadas medem Nostalgia (adaptação da NSST), Atitude (componentes afetiva,
cognitiva e comportamental) e Intenções comportamentais.
Os resultados evidenciam que a nostalgia prediz as atitudes e que estas, por sua vez,
impactam nas intenções comportamentais. Verificou-se ainda uma mediação parcial e
positiva das atitudes na relação entre a nostalgia e as intenções comportamentais
A nível teorico este estudo valida, no contexto português, o modelo de Cho et al (2019)
aplicado nos Estados Unidos e na Coreia do Sul sobre nostalgia, atitudes e intenções
comportamentais no turismo desportivo, permitindo validar o modelo desenvolvido por Cho
et al (2019) num contexto cultural onde nunca tinha sido estudado antes.
Do ponto de vista prático esta investigação tem contributos relevantes, concretamente ao
nível da gestão dos destinos desportivos, concretamente identificando a importância de
definir estratégias que ativem memórias coletivas e emoções positivas uma vez que estas
fortalecem as atitudes em relação aos eventos desportivos e, consequentemente, potenciam
comportamentos futuros como a assistência a jogos, a recomendação, a compra de
merchandise e a visita a locais relevantes.
Description
Keywords
Turismo desportivo Futebol Nostalgia Atitudes Intenções comportamentais
