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Nos últimos anos, a economia a nível mundial tem surgido com um aumento das trocas comerciais. Os mercados nacionais são substituídos pelos mercados globais criando assim, diferentes espaços de integração formal que permitem trocas e surgimento de distintos modelos de negócios (Dias, 2007).
Com o surgimento e extensão dos mercados, com o aumento da concorrência e a constante inovação, tem de existir a capacidade por parte das empresas para conseguir responder aos desafios que lhe são colocados, não se restringindo a "estar" no mercado.
A finalidade deste trabalho é analisar todos os factores internos e externos, que influenciam o processo de internacionalização, no qual o método de investigação foi o estudo de caso para a empresa Vianas, SA.
A internacionalização exige que as empresas reúnam competências/aptidões singulares, para acederem a um mercado. Para isso, é fulcral avaliar a competitividade que passa pela marca, pelos serviços associados ao produto, e ainda, pelos acordos que estabelece com outros mercados.
É importante compreender de que forma a utilização de redes de negócios potencia a competitividade das empresas, num contexto de internacionalização (Dias, 2007).
O método de investigação utilizado foi o estudo de caso para a empresa Vianas, SA através da análise qualitativa, explorando os aspetos determinantes que levaram à sua internacionalização, assim como as características internas e os obstáculos presentes durante o processo organizacional levando assim, à apresentação de uma metodologia a utilizar no processo de internacionalização.
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Estratégias Internacionalização Mercado Internacional Motivações