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Caracterização e Segmentação dos Produtores de Bovinos de Carne no Distrito de Portalegre para o Desenvolvimento de um Sistema de Informação

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A informação é um recurso que pela sua importância deve ser atendido diariamente numa gestão útil e atempada. Na agricultura desempenha um papel vital na gestão da exploração independentemente da sua dimensão. Fazer chegar essa informação aos produtores agrícolas para que seja útil nas suas atividades diárias com a finalidade de potenciar os recursos e a produção é um processo que implica a existência de um meio de comunicação uniformizado e automatizado, ou seja, um sistema de informação. Contudo, as necessidades de informação são diversas. Segundo a impossibilidade de atender a todas as situações individualmente, é necessário agrupar casos semelhantes de acordo com as necessidades de informação e os meios de comunicação utilizados para tal. O processo que o permite é a caracterização do mercado e posterior segmentação segundo a sua heterogeneidade. A literatura tem mostrado que na área da comunicação e do marketing dentro do âmbito agrícola, os produtores preferem o contacto pessoal e que as novas tecnologias da comunicação começam agora a surgir junto deste público. O presente estudo incide na realidade do Norte Alentejano em termos de procura de informação no âmbito da produção de bovinos de carne. Foram aplicados 200 questionários validados, nos meses de julho e agosto de 2011, segundo o cálculo de uma amostra aleatória estratificada a todo o distrito de Portalegre; administrados através de correspondência, e-mail, telefone e entrevista pessoal. Os resultados mostram que em 72% dos casos os produtores são do sexo masculino e que os meios de comunicação preferenciais são o contacto pessoal e o telefone para contactarem com os técnicos de saúde animal, com outros produtores agrícolas e com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP). A maioria dos produtores, 69%, considera o seu modo de produção como tradicional. Destacam-se dois clusters diferenciados pela utilização dos meios de comunicação, conforme a intensidade e sofisticação do uso. O tipo de produção está relacionado com a procura de informação junto de outros produtores e dos veterinários e os leilões na AADP são um ponto de recolha de informação. Como maiores necessidades de informação os produtores abrangidos apontam a criação de novos canais de distribuição da carne e os preços praticados no mercado

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Segmentação Bovinos de Carne Sistema de Informação Portalegre

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