Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Música de conjunto no 1º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Anexo 9 - Tese-PDF.pdf864.23 KBAdobe PDF Download
Partituras.bmp11.37 MBBMP Download
Partituras 1.bmp11.37 MBBMP Download
Partituras 2.bmp11.37 MBBMP Download
Partituras 3.bmp11.37 MBBMP Download

Abstract(s)

O trabalho que se apresenta tem como base um projeto que se desenvolve em duas vertentes: Educativa e de Investigação. Este irá centrar-se no âmbito musical sendo abordada, sobretudo, a interpretação vocal e instrumental e uma maneira de podermos potenciar a sua aprendizagem no Conservatório de Música D. Dinis. O projeto apresentado foi desenvolvido, como já referido, no Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, numa turma denominada “Classe de Conjunto”, criada para o propósito, composta por 17 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e com 10 sessões. O projeto foi realizado com início em meados de Setembro e finalizou em meados de Dezembro de 2014. Durante o processo foram ensinadas canções tradicionais natalícias e instrumentais, na sua maioria desconhecidas para os alunos, para um concerto final que foi apresentado no auditório do próprio Conservatório, para os familiares dos educandos, com duração de cerca de 30 minutos. O projeto foi desenvolvido utilizando técnicas para uma simultânea investigação, tendo por base a “investigação-ação”. Assim foi possível explorar a forma como os alunos encaram como são ensinados e como reagem a um tipo de ensino diferente, que proporciona uma colaboração com os outros. Verificámos, através dos dados recolhidos pela investigação (exercida através da observação, entrevistas, notas de campo e gravações audiovisuais), as aprendizagens sociais, musicais e as respetivas perceções adquiridas. A nível conclusivo, foi possível entender que este tipo de aprendizagem é benéfico não apenas ao nível educacional e técnico, mas também social e cultural, tanto das crianças como dos próprios docentes. Foi possível a exploração de novas técnicas e domínios de execução, bem como a perceção dos efeitos que surgirão a longo prazo.
The work that will be spoken about during this dissertation has, as its basis, a project that develops two different lines: Education and Investigation. This will be focused on a musical scope, specially, around instrumental and vocal interpretation and ways that we can stimulate the schooling in Conservatório de Música D. Dinis. This project was developed, as it was said before, on Conservatório de Música D. Dinis in Odivelas, in a class called “Classe de Conjunto” (Group Class), created to this purpose, composed by 17 students, aged between 6 and 10 years old, and with 10 sessions. The project was also made between the end of September and the beginning of December of 2014. During the process were taught Christmas traditional songs, mostly unknown by the students, for a final concert that was presented in Conservatório’s auditorium, for students’ families, with 30minutes duration. The project was also developed using techniques in order to be able to make a simultaneous investigation, using, as basis, the “Investigation-Action” method. This way it was possible to explore the way as students face de way as they are taught and how they react to a different type of teaching that provides a collaboration with the others. Thus, we could verify, through the investigation’s collected data (prosecuted through observation, interviews, field notes and audiovisual recordings), the social and musical learning, plus the respective acquired perceptions. In a conclusive level, it was possible to understand that this kind of schooling brings benefits not just at an educational and technical level, but also in a social and cultural one, for children and their teacher. It was also possible to explore new techniques and performance dominions, as well as a perception the long future effects this project will have.

Description

Keywords

Educação musical Aluno Professor Música de conjunto Aprendizagens musicais Aprendizagens sociais Perceções Musical education Student Teacher Group class Music learnings Social learnings Perceptions Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue