Publication
Inteligência emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma perspetiva educativa
dc.contributor.author | Alves, Clara Manuela Guedes | |
dc.date.accessioned | 2013-05-17T11:46:33Z | |
dc.date.available | 2013-05-17T11:46:33Z | |
dc.date.issued | 2013-04 | |
dc.description.abstract | As emoções, sendo fundamentais ao ser humano têm suscitado interesse científico desde há longa data. O centro de comandos fundamental das emoções, é o cérebro que explica a sua base fisiológica, mas também é afetado e alterado ao longo do desenvolvimento pelas diferentes experiências e acontecimentos de vida, bem como pelo desenvolvimento emocional da pessoa (Shore, 1994). A par do interesse pelas emoções surge o interesse pelas crianças com dificuldades de aprendizagem. Estas constituem uma preocupação, para pais, educadores e demais intervenientes na ação educativa. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, no entanto, hoje aceita-se a hipótese de que possam ter origem em problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente estudar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias de remediação, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional. Foi desenvolvido um estudo em que a amostra, por conveniência, ficou constituída por cinco docentes. Realizaram-se entrevistas e após a análise de conteúdo das mesmas concluímos que na escola se valoriza mais o Quociente de Inteligência (QI) do que o Quociente Emocional (QE). Igualmente referem que as emoções nem sempre são valorizadas na escola e que uma criança que não é capaz de lidar com as suas emoções sentirá dificuldades de aprendizagem devido à sua instabilidade emocional. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/4182 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.title | Inteligência emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma perspetiva educativa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- InteligenciaEmocionalemCriançascomDificuldadesdeAprendizagemUmaPerspetivaEducativa.pdf
- Size:
- 870.34 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: