Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma perspetiva educativa

dc.contributor.authorAlves, Clara Manuela Guedes
dc.date.accessioned2013-05-17T11:46:33Z
dc.date.available2013-05-17T11:46:33Z
dc.date.issued2013-04
dc.description.abstractAs emoções, sendo fundamentais ao ser humano têm suscitado interesse científico desde há longa data. O centro de comandos fundamental das emoções, é o cérebro que explica a sua base fisiológica, mas também é afetado e alterado ao longo do desenvolvimento pelas diferentes experiências e acontecimentos de vida, bem como pelo desenvolvimento emocional da pessoa (Shore, 1994). A par do interesse pelas emoções surge o interesse pelas crianças com dificuldades de aprendizagem. Estas constituem uma preocupação, para pais, educadores e demais intervenientes na ação educativa. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, no entanto, hoje aceita-se a hipótese de que possam ter origem em problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente estudar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias de remediação, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional. Foi desenvolvido um estudo em que a amostra, por conveniência, ficou constituída por cinco docentes. Realizaram-se entrevistas e após a análise de conteúdo das mesmas concluímos que na escola se valoriza mais o Quociente de Inteligência (QI) do que o Quociente Emocional (QE). Igualmente referem que as emoções nem sempre são valorizadas na escola e que uma criança que não é capaz de lidar com as suas emoções sentirá dificuldades de aprendizagem devido à sua instabilidade emocional.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4182
dc.language.isoporpor
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.titleInteligência emocional em crianças com dificuldades de aprendizagem: uma perspetiva educativapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
InteligenciaEmocionalemCriançascomDificuldadesdeAprendizagemUmaPerspetivaEducativa.pdf
Size:
870.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: