Repository logo
 
Publication

Os contos populares de outras culturas na educação ambiental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVeloso, Rui
dc.contributor.authorHenriques, Cecília
dc.date.accessioned2017-02-08T13:56:51Z
dc.date.available2017-02-08T13:56:51Z
dc.date.issued2016-12-16
dc.description.abstractNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, pretendeu-se perceber o modo como os contos populares de outras culturas se podem inserir na educação ambiental e explorar formas de abordá-los que sejam promotoras do interesse e do questionamento das crianças na primeira fase de um trabalho pela metodologia de projeto. Investigaram-se estas questões através de uma revisão de literatura científica e da elaboração, concretização e análise de um plano de ação pedagógica, sob a lente de investigação qualitativa e interpretativa, recorrendo-se à observação participante e à redação de notas de campo como instrumentos de recolha e análise de dados. Este plano destinou-se a apresentar, em duas etapas complementares, a tundra do norte do Alasca e o povo Inuit, e a floresta tropical da Amazónia e o povo Ticuna, tendo como ponto de partida a narração de contos provenientes do repertório oral desses dois povos. Verificou-se uma correspondência entre a literatura consultada, os objetivos traçados e a adesão das crianças relativamente ao plano de ação, tendo-se concluído que os contos populares de outras culturas se inserem na educação ambiental porque promovem uma aproximação afetiva entre as crianças e realidades que se encontram distantes, levam-nas a contactar com perspetivas de vida distintas das suas, veiculam uma perspetiva biocêntrica do mundo e modos sustentáveis de relação com o ambiente e predispõem-nas a maravilhar-se e a sentir curiosidade por aspetos biofísicos do planeta. Concluiu-se também que o envolvimento das crianças em assuntos relativos à educação ambiental, durante o lançamento de um projeto, pode ser promovido através do recurso a dois planos complementares – um maravilhoso e simbólico, veiculado através dos contos populares, e um concreto e objetivo, veiculado através do recurso às novas tecnologias para visionamento de fotografias, sons e pesquisa de informação.pt_PT
dc.identifier.tid201607379pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17886
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectContos Popularespt_PT
dc.subjectEducação Ambientalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectInteressept_PT
dc.subjectTrabalho de Projetopt_PT
dc.titleOs contos populares de outras culturas na educação ambientalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
HENRIQUES Celilia dez16.pdf
Size:
3.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: