Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.76 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, pretendeu-se
perceber o modo como os contos populares de outras culturas se podem inserir na educação
ambiental e explorar formas de abordá-los que sejam promotoras do interesse e do
questionamento das crianças na primeira fase de um trabalho pela metodologia de projeto.
Investigaram-se estas questões através de uma revisão de literatura científica e da elaboração,
concretização e análise de um plano de ação pedagógica, sob a lente de investigação
qualitativa e interpretativa, recorrendo-se à observação participante e à redação de notas de
campo como instrumentos de recolha e análise de dados. Este plano destinou-se a apresentar,
em duas etapas complementares, a tundra do norte do Alasca e o povo Inuit, e a floresta
tropical da Amazónia e o povo Ticuna, tendo como ponto de partida a narração de contos
provenientes do repertório oral desses dois povos. Verificou-se uma correspondência entre a
literatura consultada, os objetivos traçados e a adesão das crianças relativamente ao plano de
ação, tendo-se concluído que os contos populares de outras culturas se inserem na educação
ambiental porque promovem uma aproximação afetiva entre as crianças e realidades que se
encontram distantes, levam-nas a contactar com perspetivas de vida distintas das suas,
veiculam uma perspetiva biocêntrica do mundo e modos sustentáveis de relação com o
ambiente e predispõem-nas a maravilhar-se e a sentir curiosidade por aspetos biofísicos do
planeta. Concluiu-se também que o envolvimento das crianças em assuntos relativos à
educação ambiental, durante o lançamento de um projeto, pode ser promovido através do
recurso a dois planos complementares – um maravilhoso e simbólico, veiculado através dos
contos populares, e um concreto e objetivo, veiculado através do recurso às novas tecnologias
para visionamento de fotografias, sons e pesquisa de informação.
Description
Keywords
Ensino Básico Contos Populares Educação Ambiental Motivação Interesse Trabalho de Projeto