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O peso da confiança e custo da mudança na fidelização do cliente bancário: a influência do User eXperience mobile

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMartinez, Luísa
dc.contributor.advisorRamos, Filipe
dc.contributor.authorConstantino, Beatriz Gomes de Albuquerque
dc.date.accessioned2022-11-24T12:35:35Z
dc.date.available2022-11-24T12:35:35Z
dc.date.issued2022-11-03
dc.description.abstractO setor bancário tem vivenciado um processo complexo de transformação ao longo dos últimos 20 anos, revolucionando as regras do mercado bancário com a adotação de uma estratégia personalizada e interativa de marketing relacional online, assente no homebanking (Cardoso, 2010). As instituições foram, assim, forçadas a uma gestão cada vez mais calculosa e cuidada da sua oferta multicanal, o que significa que a utilização deste canal de distribuição online, coopera na origem de excelentes oportunidades para criar relações fortes e duradouras, tornando os clientes mais satisfeitos e mais predispostos a manter essa relação estável e de longo prazo com o banco (Marques, 2012). Assim, esta dissertação explorou, por um lado, o marketing relacional ressalvando o peso que a fidelização do consumidor tem num setor tão antiquado como o setor bancário, analisando dois determinantes da fidelização: confiança e custo da mudança. Por outro lado, o marketing digital analisando profundamente a influência do UX mobile na melhor experiência que o utilizador vivência no homebanking. A metodologia utilizada foi a quantitativa, através de um questionário online, com a finalidade de averiguar a relação de confiança e custo de mudança dos inquiridos com os bancos, como também o User eXperience do mobile banking. Os resultados demonstraram que a confiança e o custo de mudança têm uma influência positiva na fidelização, destacando o efeito que a proximidade do cliente ao banco e a instituição em si têm no custo de mudança de banco. Já o UX mobile tem influência na experiência do e-consumidor no homebanking, existindo mesmo uma interligação positiva com a idade do indivíduo. Por último, comprovou-se que o UX mobile está correlacionado de forma positiva com a fidelização do cliente.pt_PT
dc.description.abstractThe banking industry has undergone a complex transformation process over the last 20 years, revolutionizing the rules of the banking market with the adoption of a personalized and interactive online relationship marketing strategy, based on homebanking (Cardoso, 2010). Institutions were thus forced to an increasingly calculated and careful management of their multichannel offer, which means that the use of this online distribution channel cooperates in the origin of excellent opportunities to create strong and lasting relationships, making customers more satisfied and more willing to maintain this stable and long-term relationship with the bank (Marques, 2012). Thus, this dissertation explored on the one hand, relational marketing highlighting the weight that consumer loyalty has in an industry as old-fashioned as banking, analyzing two determinants of loyalty: trust and cost of change. On the other hand, digital marketing by deeply analyzing the influence of mobile UX in the best user experience in homebanking. The methodology used was quantitative, through an online questionnaire, with the purpose of ascertaining the respondents' trust and switching cost relationship with the banks, as well as the User eXperience of mobile banking. The results showed that trust and switching costs have a positive influence on loyalty, highlighting the effect that the proximity of the customer to the bank and the institution itself have on the cost of switching banks. The mobile UX has an influence on the econsumer's experience in homebanking, and there is even a positive interconnection with the age of the individual. Finally, it was proven that mobile UX is positively correlated with customer loyalty.pt_PT
dc.identifier.tid203104633pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42408
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConfiançapt_PT
dc.subjectCusto de Mudançapt_PT
dc.subjectHomebankingpt_PT
dc.subjectUser eXperiencept_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectMarketing Relacionalpt_PT
dc.subjectSetor Bancáriopt_PT
dc.titleO peso da confiança e custo da mudança na fidelização do cliente bancário: a influência do User eXperience mobilept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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