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- Food allergens in oral care productsPublication . Coimbra, Luísa; Reis costa, Isabel; Evangelista, José Grillo; Figueiredo, Alexandra
- A importância do controlo de gestão e contabilidade de gestão nas entidades públicasPublication . Prego, Patrícia Pereira; Pimentel, LuísO controlo de gestão tem tido, cada vez mais, um papel crucial para o sucesso das organizações governamentais, assim como para o equilíbrio financeiro do Estado, pela sua eficácia e eficiência. Sabendo que os gestores são responsáveis pela qualidade, pelo controlo de custos dos recursos utilizados, e pela garantia de que as operações conseguem ser executadas segundo os requisitos legais, os mesmos detêm a necessidade de obter antecipadamente todas as informações de forma detalhada e organizada. Esta investigação tem o propósito de perceber o impacto que o sistema de controlo de gestão e a contabilidade analítica/de gestão tem no IRN e nas entidades públicas. Para responder às seguintes questões de investigação, efetuou-se a recolha de dados para obtenção de evidências, de forma a contribuir cientificamente para o desenvolvimento de um estudo de caso aplicado às entidades da Administração Pública : i) O controlo de gestão é um sistema eficaz na gestão de organismos públicos?; ii) Quais os fatores de sucesso para que o controlo de gestão e a contabilidade de gestão possam ser eficazes nos organismos públicos?; iii) Como é que o controlo de gestão e a contabilidade de gestão são percecionados no IRN, I.P?. Para a realização desta dissertação, foi adotada uma metodologia qualitativa, e elaborado um estudo de caso com base nas etapas descritas por Yin (2018). As técnicas de recolha de dados passaram análise de documentos internos e externos (e publicados pelo instituto), observação participante, e realização de entrevistas (algumas gravadas e transcritas) a interlocutores do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), organismo público que se encontra integrado no Ministério da Justiça Português. Os resultados encontrados demonstraram que os sistemas de controlo de gestão e de contabilidade de gestão são ferramentas importantes para alimentar e melhorar o desempenho dos organismos públicos. No entanto, apesar destes sistemas estarem implementados parcialmente, não se verifica uma eficácia completa devido à existência de uma lacuna relativa à dissociação/barreira observada entre os produtores e os utilizadores de informação, não se encontrando descentralizado o processo de gestão de Assim, menciona-se que neste estudo de caso foram apresentados contributos a nível prático e científico, que permitiram demonstrar quais os fatores de sucesso necessários ao desenvolvimento de um sistema de controlo de gestão eficaz nos organismos públicos, através da realização de uma abordagem a um tema que não é muito utilizado na literatura.
- O peso da confiança e custo da mudança na fidelização do cliente bancário: a influência do User eXperience mobilePublication . Constantino, Beatriz Gomes de Albuquerque; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO setor bancário tem vivenciado um processo complexo de transformação ao longo dos últimos 20 anos, revolucionando as regras do mercado bancário com a adotação de uma estratégia personalizada e interativa de marketing relacional online, assente no homebanking (Cardoso, 2010). As instituições foram, assim, forçadas a uma gestão cada vez mais calculosa e cuidada da sua oferta multicanal, o que significa que a utilização deste canal de distribuição online, coopera na origem de excelentes oportunidades para criar relações fortes e duradouras, tornando os clientes mais satisfeitos e mais predispostos a manter essa relação estável e de longo prazo com o banco (Marques, 2012). Assim, esta dissertação explorou, por um lado, o marketing relacional ressalvando o peso que a fidelização do consumidor tem num setor tão antiquado como o setor bancário, analisando dois determinantes da fidelização: confiança e custo da mudança. Por outro lado, o marketing digital analisando profundamente a influência do UX mobile na melhor experiência que o utilizador vivência no homebanking. A metodologia utilizada foi a quantitativa, através de um questionário online, com a finalidade de averiguar a relação de confiança e custo de mudança dos inquiridos com os bancos, como também o User eXperience do mobile banking. Os resultados demonstraram que a confiança e o custo de mudança têm uma influência positiva na fidelização, destacando o efeito que a proximidade do cliente ao banco e a instituição em si têm no custo de mudança de banco. Já o UX mobile tem influência na experiência do e-consumidor no homebanking, existindo mesmo uma interligação positiva com a idade do indivíduo. Por último, comprovou-se que o UX mobile está correlacionado de forma positiva com a fidelização do cliente.
- O impacto que o packaging e a cor têm na perceção do consumidor: produtos orgânicosPublication . Filipe, Carolina Maria Henriques Bernardes Arizmendi; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeO Marketing tem evoluído ao longo dos séculos, e tem se adaptado para dar a melhor experiência ao consumidor. A nível sensorial também é visível uma evolução. A experiência que o cliente tem durante a compra pode afetar o comportamento e a perceção do mesmo. As marcas têm novos métodos para conseguir impactar o cliente, da forma desejada, sendo a experiência determinante para que o consumidor entenda os atributos de um determinado packaging. A combinação dos sentidos é cada vez mais importante para que o cliente consiga identificar, uma marca, produto ou experiência. O packaging é um meio para que os produtos se conectem com os consumidores, sendo um instrumento essencial para ser diferenciador e comunicar de forma eficaz com os clientes. O consumo por produtos orgânicos tem aumentado, porque os consumidores têm mais preocupação coma saúde, e com a qualidade dos produtos que ingerem. A metodologia utilizada foi um questionário online, abordagem quantitativa, onde foi possível analisar a atratividade, produto amigo do ambiente e a intenção de compra dos produtos orgânicos. Para realizar este estudo foram feitos dois formulários, um para o mercado português e outro para o mercado espanhol, para avaliar se existia ligação dos resultados comparando países distintos (N=363). Para a recolha de dados, foram utilizadas três embalagens de sumos orgânicos. Os resultados demonstram que a atratividade, intenção de compra e perceção de produto amigo do ambiente não é afetada.
- E-Commerce: plano de comunicação integrada de marketing para a marca BetrendPublication . Martins, Ângela Catarina Fontoura; Paixão, JoãoO mundo está cada vez mais digital e interativo. A celeridade tecnológica e a digitalização dos últimos anos têm alterado o comportamento dos consumidores, bem como os seus hábitos de compra. Com isso, o e-commerce foi e continua a ser um canal fundamental no mercado do retalho que permanece em crescimento, prevendo-se uma evolução contínua do mesmo. Ciente desta importância, o Grupo Brodheim tem decidido investir na Betrend, uma marca que nasceu como uma alternativa num momento de crise, que irá acompanhar este mercado e marcar presença no mundo online. No sentido de auxiliar o Grupo, este projeto profissional tem como objetivo principal desenvolver um plano de comunicação integrada de marketing para a marca Betrend. Sendo a comunicação fulcral para o sucesso de uma organização, para a elaboração deste projeto foi utilizada uma abordagem metodológica de projeto, baseando a recolha de dados em fontes secundárias. As ações propostas foram desenvolvidas para serem implementadas desde novembro de 2022 a junho de 2023, e espera-se que se implementadas corretamente todas as ações, os objetivos sejam atingidos, que passam pelo aumento da notoriedade da marca no mercado e um aumento no número de clientes no website.
- Influência da cor nos produtos de luxo: confiança na marca e intenção de compraPublication . Gonçalves, Ana Sofia Coxixo; Martinez, Luísa; Saes, Joana PerryA influência da cor nos produtos de luxo tem vindo a revelar alguma complexidade e imprecisão. Portanto, foi realizado um estudo quantitativo com 147 participantes de forma a perceber qual é a influência das cores quentes, frias e neutras nos produtos de luxo. Ao longo da investigação foram analisadas as emoções (positivas ou negativas) que cada cor, onze no total, transmitia ao inquirido, assim como escalas de confiança e intenção de compra em relação às cores nos produtos de luxo, utilizando estímulos visuais digitalmente manipulados. Os resultados mostram que as cores quentes têm influência na compra de produtos de luxo e que as malas de cor vermelha e laranja têm uma maior probabilidade de compra, no entanto, a mala preta é aquela que suscita uma maior confiança nos consumidores. Finalmente, discutiram-se implicações praticas e teóricas para os marketers.