Publication
Desenvolvimento de competências linguísticas no 1.º CEB: ampliação do léxico a partir de textos tradicionais
dc.contributor.advisor | Pires, Natália de Jesus Albino, 1970- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Brites, Daniela Cristina Pereira | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T14:03:45Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T14:03:45Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Vários autores têm alertado para a existência de uma estreita relação entre o conhecimento lexical e as habilidades fonológicas e a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto. É consensual, ainda, que tanto a fluência como a eficiência leitoras do indivíduo em qualquer faixa etária dependem do seu capital lexical. Quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança/jovem ou adulto, melhor será a sua compreensão textual/leitora e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Ouvir ler textos/ler textos contribui para o aumento do capital lexical das crianças e para o seu desenvolvimento integral, sendo fundamental que desde cedo contactem com a literatura e que ouçam ler/recitar textos. À entrada para o 1º ano, momento em que muitas crianças iniciam a decifração/a cifração do código escrito da sua língua materna, muitas das palavras com que se deparam não têm qualquer significado no seu léxico mental. Cabe, pois, à escola criar estratégias que lhes permitam ampliar o léxico de forma lúdica, criativa e eficaz. No âmbito da investigação com vista à redação do Relatório Final, procurou evidenciar-se o contributo da literatura tradicional para a ampliação dos níveis de conhecimento linguístico, em particular do conhecimento lexical, dos alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, tendo-se, para a recolha de dados, recorrido à observação direta do grupo de crianças, às notas de campo, à recolha de produtos das atividades realizadas e à aplicação da Escala de Conhecimento de Vocabulário, desenvolvida por Paribakht & Wesche (1996). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202527158 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34543 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Lexical | pt_PT |
dc.subject | Literatura Tradicional | pt_PT |
dc.subject | Léxico | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento Linguístico | pt_PT |
dc.subject | Compreensão | pt_PT |
dc.subject | Eficiência Leitora | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento de competências linguísticas no 1.º CEB: ampliação do léxico a partir de textos tradicionais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1