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Abstract(s)
Vários autores têm alertado para a existência de uma estreita relação entre o conhecimento lexical e as habilidades fonológicas e a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto.
É consensual, ainda, que tanto a fluência como a eficiência leitoras do indivíduo em qualquer faixa etária dependem do seu capital lexical. Quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança/jovem ou adulto, melhor será a sua compreensão textual/leitora e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Ouvir ler textos/ler textos contribui para o aumento do capital lexical das crianças e para o seu desenvolvimento integral, sendo fundamental que desde cedo contactem com a literatura e que ouçam ler/recitar textos.
À entrada para o 1º ano, momento em que muitas crianças iniciam a decifração/a cifração do código escrito da sua língua materna, muitas das palavras com que se deparam não têm qualquer significado no seu léxico mental. Cabe, pois, à escola criar estratégias que lhes permitam ampliar o léxico de forma lúdica, criativa e eficaz.
No âmbito da investigação com vista à redação do Relatório Final, procurou evidenciar-se o contributo da literatura tradicional para a ampliação dos níveis de conhecimento linguístico, em particular do conhecimento lexical, dos alunos de uma turma do 1º ano de escolaridade, tendo-se, para a recolha de dados, recorrido à observação direta do grupo de crianças, às notas de campo, à recolha de produtos das atividades realizadas e à aplicação da Escala de Conhecimento de Vocabulário, desenvolvida por Paribakht & Wesche (1996).
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Desenvolvimento Lexical Literatura Tradicional Léxico Conhecimento Linguístico Compreensão Eficiência Leitora