Repository logo
 
Publication

Processo de desenho de um protótipo de alta fidelidade, em IOS-ROOMS

dc.contributor.advisorOrvalho, João Gilberto de Matos, 1962-
dc.contributor.authorPereira, Rui Jorge Firmino de Almeida
dc.date.accessioned2016-04-12T10:11:22Z
dc.date.available2016-04-12T10:11:22Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste projeto foi elaborado como forma de colmatar uma necessidade por parte dos utilizadores, relativamente ao arrendamento de quartos/apartamentos culminando na elaboração de um protótipo de alta fidelidade, para a plataforma iOS. Inicialmente começou-se por fazer um enquadramento da situação que se vive nos dias de hoje, por parte de quem quer arrendar e/ou colocar quartos/apartamentos para arrendamento, na cidade de Coimbra. Foram definidos os objetivos do protótipo de alta fidelidade, bem como o processo de desenho da aplicação, User Centered Design, pois ao colocar o utilizador no centro do processo de desenho, estou a garantir que o produto final vai ter em conta as reais necessidades dos utilizadores. Estas necessidades foram descobertas através de Retrospective Accounts, que foram feitas a uma amostra de 30 pessoas, subdivididas em vários grupos. Após retirados os principais insights, seguiu-se a fase de Define, onde foram criadas as personas com o que foi aprendido na fase de Empathy, os point of views e as design directives. Finalizado este processo seguiu-se a fase de Ideation com o respetivo Brainstorming, as principais funcionalidades e os storyboards demonstrativos das principais funcionalidades da aplicação. Terminada esta fase, seguiu-se a elaboração do protótipo de baixa fidelidade em papel e os respetivos testes de usabilidade, seguindo a metodologia Think-aloud. Após concluída esta fase, seguiu-se a elaboração do protótipo de alta fidelidade, com a ferramenta online Proto.io e os respetivos testes de usabilidade, seguindo a mesma metodologia do protótipo de baixa fidelidade, Think-aloud. Para finalizar, foi elaborada toda a documentação explicativa, relativamente à arquitetura da informação da aplicação, modelo de interação, principais funcionalidades e usabilidade da mesma.pt_PT
dc.identifier.tid201335522
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign Multimédiapt_PT
dc.titleProcesso de desenho de um protótipo de alta fidelidade, em IOS-ROOMSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Interação Humano-Computador (HCI: Human-Computer Interaction)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RUI_PEREIRA.pdf
Size:
56.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: