Publication
Processo de desenho de um protótipo de alta fidelidade, em IOS-ROOMS
dc.contributor.advisor | Orvalho, João Gilberto de Matos, 1962- | |
dc.contributor.author | Pereira, Rui Jorge Firmino de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2016-04-12T10:11:22Z | |
dc.date.available | 2016-04-12T10:11:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este projeto foi elaborado como forma de colmatar uma necessidade por parte dos utilizadores, relativamente ao arrendamento de quartos/apartamentos culminando na elaboração de um protótipo de alta fidelidade, para a plataforma iOS. Inicialmente começou-se por fazer um enquadramento da situação que se vive nos dias de hoje, por parte de quem quer arrendar e/ou colocar quartos/apartamentos para arrendamento, na cidade de Coimbra. Foram definidos os objetivos do protótipo de alta fidelidade, bem como o processo de desenho da aplicação, User Centered Design, pois ao colocar o utilizador no centro do processo de desenho, estou a garantir que o produto final vai ter em conta as reais necessidades dos utilizadores. Estas necessidades foram descobertas através de Retrospective Accounts, que foram feitas a uma amostra de 30 pessoas, subdivididas em vários grupos. Após retirados os principais insights, seguiu-se a fase de Define, onde foram criadas as personas com o que foi aprendido na fase de Empathy, os point of views e as design directives. Finalizado este processo seguiu-se a fase de Ideation com o respetivo Brainstorming, as principais funcionalidades e os storyboards demonstrativos das principais funcionalidades da aplicação. Terminada esta fase, seguiu-se a elaboração do protótipo de baixa fidelidade em papel e os respetivos testes de usabilidade, seguindo a metodologia Think-aloud. Após concluída esta fase, seguiu-se a elaboração do protótipo de alta fidelidade, com a ferramenta online Proto.io e os respetivos testes de usabilidade, seguindo a mesma metodologia do protótipo de baixa fidelidade, Think-aloud. Para finalizar, foi elaborada toda a documentação explicativa, relativamente à arquitetura da informação da aplicação, modelo de interação, principais funcionalidades e usabilidade da mesma. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335522 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13110 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Design Multimédia | pt_PT |
dc.title | Processo de desenho de um protótipo de alta fidelidade, em IOS-ROOMS | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Interação Humano-Computador (HCI: Human-Computer Interaction) |