Publication
Administration, management, and leadership theoretical approaches in undergraduate nurse education: a scoping review
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | |
dc.contributor.author | Canedo, Estefania | |
dc.contributor.author | Fernandes, Carla | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Manuela | |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T16:04:49Z | |
dc.date.available | 2025-06-02T16:04:49Z | |
dc.date.issued | 2024-07-17 | |
dc.description.abstract | Introdução: Nas últimas décadas, a liderança estratégica tem sido identificada como um objetivo global; no entanto, a formação em enfermagem nem sempre fornece o conteúdo necessário em administração e gestão para preparar os enfermeiros aos desafios futuros de liderança. Objetivo: Explorar conceitos, teorias e programas de aprendizagem em administração, gestão e liderança na licenciatura em enfermagem. Métodos: A revisão foi realizada em abril de 2022, seguindo a metodologia JBI e as diretrizes PRISMA-ScR nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, PsycInfo via EBSCO, e Scopus via Elsevier. Literatura cinzenta e estudos não publicados também foram incluídos através do RCAAP, Canadian Science Publishing e Google Scholar. Foram incluídos artigos em inglês, francês, espanhol e português, publicados e não publicados de 2012 a 2022. Resultados: Trinta e um artigos responderam aos critérios de elegibilidade da revisão. Foram identificados uma serie de conceitos-chave e estratégias pedagógicas para a aprendizagem de habilidades de liderança assim como um programa específico de aprendizagem na licenciatura de enfermagem. Conclusão: Foi confirmada a necessidade de introduzir todos os conceitos encontrados, apoiados por teorias adaptadas e lógicas ao nível de graduação. O programa de Liderança Clínica em Enfermagem parece apropriado e pode ser um modelo de implementação, mas é necessária mais investigação para desenvolver um currículo de liderança clínica com base em evidências. | por |
dc.identifier.citation | Canedo, E., Fernandes, C., & Martins, M. M. (2024). Administration, Management, and Leadership Theoretical Approaches in Undergraduate Nurse Education: a scoping review. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(24), e35452 | |
dc.identifier.doi | 10.29352/mill0224.35452 | |
dc.identifier.eissn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57928 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | |
dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/35452 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.title | Administration, management, and leadership theoretical approaches in undergraduate nurse education: a scoping review | eng |
dc.title | Enfoques teóricos de administración, gestión y liderazgo en el grado de enfermería: revisión del alcance | spa |
dc.title | Abordagens teóricas de administração, gestão e liderança na licenciatura de enfermagem: a scoping review | por |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 24 | |
oaire.citation.title | Millenium, Journal of Education, Technologies and Health | |
oaire.citation.volume | 2 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Administration, Management, And Leadership Theoretical Approaches In Undergraduate Nurse Education.pdf
- Size:
- 668.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: