Repository logo
 
Publication

Administration, management, and leadership theoretical approaches in undergraduate nurse education: a scoping review

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
dc.contributor.authorCanedo, Estefania
dc.contributor.authorFernandes, Carla
dc.contributor.authorMartins, Maria Manuela
dc.date.accessioned2025-06-02T16:04:49Z
dc.date.available2025-06-02T16:04:49Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.description.abstractIntrodução: Nas últimas décadas, a liderança estratégica tem sido identificada como um objetivo global; no entanto, a formação em enfermagem nem sempre fornece o conteúdo necessário em administração e gestão para preparar os enfermeiros aos desafios futuros de liderança. Objetivo: Explorar conceitos, teorias e programas de aprendizagem em administração, gestão e liderança na licenciatura em enfermagem. Métodos: A revisão foi realizada em abril de 2022, seguindo a metodologia JBI e as diretrizes PRISMA-ScR nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, PsycInfo via EBSCO, e Scopus via Elsevier. Literatura cinzenta e estudos não publicados também foram incluídos através do RCAAP, Canadian Science Publishing e Google Scholar. Foram incluídos artigos em inglês, francês, espanhol e português, publicados e não publicados de 2012 a 2022. Resultados: Trinta e um artigos responderam aos critérios de elegibilidade da revisão. Foram identificados uma serie de conceitos-chave e estratégias pedagógicas para a aprendizagem de habilidades de liderança assim como um programa específico de aprendizagem na licenciatura de enfermagem. Conclusão: Foi confirmada a necessidade de introduzir todos os conceitos encontrados, apoiados por teorias adaptadas e lógicas ao nível de graduação. O programa de Liderança Clínica em Enfermagem parece apropriado e pode ser um modelo de implementação, mas é necessária mais investigação para desenvolver um currículo de liderança clínica com base em evidências.por
dc.identifier.citationCanedo, E., Fernandes, C., & Martins, M. M. (2024). Administration, Management, and Leadership Theoretical Approaches in Undergraduate Nurse Education: a scoping review. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(24), e35452
dc.identifier.doi10.29352/mill0224.35452
dc.identifier.eissn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57928
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/35452
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.titleAdministration, management, and leadership theoretical approaches in undergraduate nurse education: a scoping revieweng
dc.titleEnfoques teóricos de administración, gestión y liderazgo en el grado de enfermería: revisión del alcancespa
dc.titleAbordagens teóricas de administração, gestão e liderança na licenciatura de enfermagem: a scoping reviewpor
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue24
oaire.citation.titleMillenium, Journal of Education, Technologies and Health
oaire.citation.volume2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Administration, Management, And Leadership Theoretical Approaches In Undergraduate Nurse Education.pdf
Size:
668.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: