Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
668.97 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: Nas últimas décadas, a liderança estratégica tem sido identificada como um objetivo global; no entanto, a formação em enfermagem nem sempre fornece o conteúdo necessário em administração e gestão para preparar os enfermeiros aos desafios futuros de liderança.
Objetivo: Explorar conceitos, teorias e programas de aprendizagem em administração, gestão e liderança na licenciatura em enfermagem.
Métodos: A revisão foi realizada em abril de 2022, seguindo a metodologia JBI e as diretrizes PRISMA-ScR nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, PsycInfo via EBSCO, e Scopus via Elsevier. Literatura cinzenta e estudos não publicados também foram incluídos através do RCAAP, Canadian Science Publishing e Google Scholar. Foram incluídos artigos em inglês, francês, espanhol e português, publicados e não publicados de 2012 a 2022.
Resultados: Trinta e um artigos responderam aos critérios de elegibilidade da revisão. Foram identificados uma serie de conceitos-chave e estratégias pedagógicas para a aprendizagem de habilidades de liderança assim como um programa específico de aprendizagem na licenciatura de enfermagem.
Conclusão: Foi confirmada a necessidade de introduzir todos os conceitos encontrados, apoiados por teorias adaptadas e lógicas ao nível de graduação. O programa de Liderança Clínica em Enfermagem parece apropriado e pode ser um modelo de implementação, mas é necessária mais investigação para desenvolver um currículo de liderança clínica com base em evidências.
Description
Keywords
Citation
Canedo, E., Fernandes, C., & Martins, M. M. (2024). Administration, Management, and Leadership Theoretical Approaches in Undergraduate Nurse Education: a scoping review. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, 2(24), e35452
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu