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Gestão de Marcas Territoriais

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O Turismo é um dos fenómenos mais significativos no mundo contemporâneo, não só pelas diversas atividades que a ele estão agregadas, como também pela influência que exerce na esfera económica, social, política e ambiental em locais de todo o mundo. Inerente à expansão do turismo está uma outra realidade paralela, a mudança associada à forma como os destinos comunicam a sua proposta de valor e que pressupõe, em simultâneo, transformações no processo de decisão por parte dos consumidores. No nosso estudo, pretendemos analisar como a abordagem de marketing de destinos turísticos é delineada atualmente, procurando entender como a gestão de marcas neste domínio atua como uma visão fortemente impulsionadora no sentido em que potencia o seu valor, através da construção de uma identidade diferenciadora. Esta identidade é transmitida através da comunicação, que se afirma como imperativa devido à potencialidade que tem na forma como consegue projetar os destinos turísticos, que recorre cada vez mais ao apelo dos sentidos, tendência essa transversal tanto na esfera das marcas, como na esfera do turismo. Constata-se, por isso, uma mudança paradigmática em várias frentes de análise. Depois de uma reflexão teórica, sucede-se um estudo de caso que incide sobre a estratégia de marketing de um destino português de êxito: a Ilha da Madeira. Pretende-se averiguar como está a atuar um dos mais consolidados destinos nacionais no domínio da gestão da marca destino turístico. De modo geral, conclui-se que este destino implementa uma gestão orientada para o turista, para o reforço da definição de uma identidade diferenciadora e que é projetada tendo em consideração as mudanças dos padrões comunicacionais, em concreto através do meio online. Para além disso, constata-se a importância da implementação de uma visão holística na gestão da marca do destino turístico Madeira, no sentido de potenciar a experiência global do turista.

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Turismo; Marketing; Marca destino turístico; Comunicação; Experiência;

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