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A contemporaneidade no restauro

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorRego, Carla
dc.contributor.authorGonçalves, Mónica Duarte
dc.date.accessioned2019-05-17T11:27:00Z
dc.date.available2019-05-17T11:27:00Z
dc.date.issued2018-10
dc.description.abstractManuel Cargaleiro, pintor e ceramista português, possui uma vasta coleção de arte contemporânea cujas obras têm apresentado problemas conservativos. Mediante a preocupação do artista na preservação do seu trabalho, a FMC, criada pelo artista em 1990 com o intuito de administrar o Museu Cargaleiro e a coleção, assinou um protocolo de colaboração com o IPT, para o estudo e intervenção de conservação e restauro das suas obras. A intervenção a que foram submetidas três pinturas da autoria do mestre Cargaleiro, Dia da Lua, Murfacém e Red and Rose, possibilitou o desenvolvimento do presente estudo, que teve como objetivo responder às questões teóricas e práticas da conservação e restauro, direcionadas à pintura contemporânea. Neste contexto, houve particular interesse no estudo histórico-artístico contemporâneo, na teoria atual da conservação, adaptada à arte contemporânea e, no estudo sobre a vida e obra do autor. Pretendeu-se transmitir a intervenção efetuada, a metodologia e critérios de intervenção estabelecidos, a reflexão ética, técnica e material que, face a determinados problemas de alteração e a colaboração do mestre, determinaram no estabelecimento do critério de intervenção. Considerando os conceitos éticos da conservação arte contemporânea, tornou-se imprescindível a análise das pinturas na sua dupla pluralidade: matéria e conceito. No que diz respeito à obra de Cargaleiro, a luz e a cor fazem parte da sua criação abstrata. Quanto à matéria das obras, revelou-se alguma dificuldade em tirar conclusões precisas sobre os pigmentos utilizados, dada a vasta gama de materiais modernos disponíveis e utilizados sem regra pelo mestre. Em relação à intervenção prática, a colaboração do mestre e da conservadora do MC foi decisiva para o estabelecimento do critério de intervenção que, no caso da pintura Dia da Lua, consistiu num tratamento meramente conservativo enquanto nas pinturas Murfacém e Red and Rose o tratamento seguiu um critério de conservação e restauro.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Tomarpt_PT
dc.identifier.tid202242447pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28555
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectContemporâneopt_PT
dc.subjectAbstratopt_PT
dc.subjectPinturapt_PT
dc.subjectCargaleiropt_PT
dc.subjectConservação e restauropt_PT
dc.titleA contemporaneidade no restauropt_PT
dc.title.alternativeEstudoe intervenção de conservação e restauro de três pinturas abstratas do Mestre Cargaleiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauropt_PT

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