Publication
A contemporaneidade no restauro
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rego, Carla | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Mónica Duarte | |
dc.date.accessioned | 2019-05-17T11:27:00Z | |
dc.date.available | 2019-05-17T11:27:00Z | |
dc.date.issued | 2018-10 | |
dc.description.abstract | Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista português, possui uma vasta coleção de arte contemporânea cujas obras têm apresentado problemas conservativos. Mediante a preocupação do artista na preservação do seu trabalho, a FMC, criada pelo artista em 1990 com o intuito de administrar o Museu Cargaleiro e a coleção, assinou um protocolo de colaboração com o IPT, para o estudo e intervenção de conservação e restauro das suas obras. A intervenção a que foram submetidas três pinturas da autoria do mestre Cargaleiro, Dia da Lua, Murfacém e Red and Rose, possibilitou o desenvolvimento do presente estudo, que teve como objetivo responder às questões teóricas e práticas da conservação e restauro, direcionadas à pintura contemporânea. Neste contexto, houve particular interesse no estudo histórico-artístico contemporâneo, na teoria atual da conservação, adaptada à arte contemporânea e, no estudo sobre a vida e obra do autor. Pretendeu-se transmitir a intervenção efetuada, a metodologia e critérios de intervenção estabelecidos, a reflexão ética, técnica e material que, face a determinados problemas de alteração e a colaboração do mestre, determinaram no estabelecimento do critério de intervenção. Considerando os conceitos éticos da conservação arte contemporânea, tornou-se imprescindível a análise das pinturas na sua dupla pluralidade: matéria e conceito. No que diz respeito à obra de Cargaleiro, a luz e a cor fazem parte da sua criação abstrata. Quanto à matéria das obras, revelou-se alguma dificuldade em tirar conclusões precisas sobre os pigmentos utilizados, dada a vasta gama de materiais modernos disponíveis e utilizados sem regra pelo mestre. Em relação à intervenção prática, a colaboração do mestre e da conservadora do MC foi decisiva para o estabelecimento do critério de intervenção que, no caso da pintura Dia da Lua, consistiu num tratamento meramente conservativo enquanto nas pinturas Murfacém e Red and Rose o tratamento seguiu um critério de conservação e restauro. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Instituto Politécnico de Tomar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202242447 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28555 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Contemporâneo | pt_PT |
dc.subject | Abstrato | pt_PT |
dc.subject | Pintura | pt_PT |
dc.subject | Cargaleiro | pt_PT |
dc.subject | Conservação e restauro | pt_PT |
dc.title | A contemporaneidade no restauro | pt_PT |
dc.title.alternative | Estudoe intervenção de conservação e restauro de três pinturas abstratas do Mestre Cargaleiro | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Conservação e Restauro | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A Contemporaneidade no Restauro.PDF
- Size:
- 11.62 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: