Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
812.61 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final de Estágio com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, encontra-se subdividido em 4 dimensões.
A primeira denominada de “Área I - Dimensão Profissional, Social e Ética” começa por caracterizar o Colégio Atlântico que é um colégio privado localizado no concelho do Seixal inaugurado nos anos 80 e que vem crescendo bastante ao longo dos anos, tornando-se atualmente um colégio renomado que conta com serviços desde a creche até ao ensino secundário numa área geográfica de 8800m², sendo também uma escola Microsoft, disponibilizando aos seus alunos as mais modernas tecnologias de aprendizagem e que é também acreditada para o programa de ERASMUS+ para professores e alunos. Além disso, contem a caracterização dos espaços e das turmas com as quais trabalhei, apresentando também os meus objetivos iniciais para o estágio destacando sempre a importância de manter um clima de cordialidade e entreajuda com os restantes estagiários e professores do departamento.
Na segunda dimensão denominada de “Área II - Dimensão Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem” são referidos os meus objetivos em relação ao planeamento, ensino e avaliação durante a atividade pedagógica, bem como a sustentação bibliográfica desses objetivos, apresentando as minhas decisões em relação a esses 3 parâmetros de intervenção nas aulas, a participação do orientador nesse processo e as estratégias aplicadas nesse sentido.
A terceira dimensão denominada de “Área III - Dimensão Participação na Escola e Relação com a Comunidade” relata toda a atividade desenvolvida por mim no seio escolar, desde a lecionação de aulas de educação física, a minha participação no desporto escolar e na organização e realização de torneios interturmas, bem como a participação em atividades relacionadas com o departamento e direções de turma, relatando presenças em reuniões, aquilo que aprendi durante todo o processo de estágio e como funciona uma escola e um departamento escolar.
Por fim, a quarta dimensão denominada de “Área IV - Dimensão Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida” consiste na minha investigação original de título “Impacto da prática desportiva regular na felicidade subjetiva de crianças e adolescentes”, onde eu investiguei a influência da prática desportiva regular além das aulas de educação física escolar na felicidade subjetiva de 172 crianças e adolescentes que frequentavam os 5º e 9º anos respetivamente através de um questionário de felicidade subjetiva denominado de “Escala de Felicidade Subjetiva”(Lyubomirsky & Lepper, 1999) tendo em seguida analisado os resultados desses questionários e comparado os mesmos, entre os alunos que praticam e aqueles que não praticam atividade desportiva regular além das aulas de Educação Física.
Esses resultados sugerem que a pratica desportiva regular aumenta a felicidade subjetiva dos praticantes, informação destacada e discutida a partir da comparação com estudos semelhantes, perspetivando ainda a possibilidade de investigações futuras. Em suma, este documento relata a experiência relativa ao estágio, quer a nível prático, quer a nível teórico contendo as reflexões sobre os desafios enfrentados, as estratégias adotadas, as experiências e aprendizagens desenvolvidas e por fim, a investigação original desenvolvida durante o último ano.
Description
Keywords
Educação física Estágio Ensino Aprendizagem Comunidade escolar Felicidade